
As ações de follow up são ótimas para otimizar processos, não te deixa esquecer de uma ação importante e acompanhar prospects, oportunidades e clientes.
É necessário pensar estrategicamente para que os follow ups sejam realizados no momento certo, ou seja, deve considerar o timing. Pode ser que seja necessário personalizar para cada um, para isso o vendedor deverá estar atento a todas as particularidades desse prospect ou cliente em questão.
As vantagens de se investir nessa ação é que ela possibilita, que a partir do contato com seu cliente perceba a necessidade particular que pode também ser atendida pela sua empresa e se for necessária reagendar o contato, ele é disponibilizado.
Dessa maneira criar uma estratégia de expansão e retenção é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Visto que por ser seu cliente, ele já conhece o seu trabalho.
Relacionamento com cliente, algo crucial e diferencial nos dias de hoje, pois é pouco investido pelas corporações atualmente. Ele aproxima o cliente de você, apresentando-se disposto a ajudar e a auxiliar a alcançar os objetivos. Esse contato deve ser mantido do início até o pós-venda.
Sendo assim, é muito mais que uma venda, e sim estar mais e mais perto de obter sucesso.
Além de diminuir a taxa de churn (cancelamento/perda de cliente), um indicador de desempenho relevante, pois estará próximo e ao perceber a insatisfação e distanciamento, poderá realizar ações que mudem a visão do cliente para uma positiva.
Sem o contato com ele, isso não seria possível e poderá parecer repentino. Incluindo o preparo, pois não será pego de surpresa, saberá exatamente o quanto o cliente está pensando sobre a sua empresa.
Ações de follow up também são muito utilizadas em telemarketing e contato com cliente. Por exemplo, quando você liga para um cliente e ele fala que não pode, mas que é para retornar no dia seguinte. Porém, você não anotou, não foi lembrado dessa ligação e acaba se perdendo essa informação.
Com um sistema de CRM, ao registrar o seu contato e a necessidade de ser lembrado, você será notificado acerca das coisas que precisa fazer. Lembrando que, não basta ter um sistema, é necessário ter uma estratégia e inserir as informações nela.
Sendo assim, um gestor deve organizar os follow ups necessário de acordo com o tempo disponível. Isso vale para as tarefas macros, por exemplo, quantas ligações precisam fazer. Porém, follow up de lembrar de retornar cliente, por exemplo, deve ser realizado pelo próprio colaborador.
O gestor deve considerar que o excesso de cobrança pode gerar uma falta de motivação e estímulo, em relação a quantidade de contato com cliente, retorno e afin. Sendo assim, não esqueça também de elogiar, de incentivar, estar presente, demonstrar a importância da pessoa e da função realizada por ela.
A cobrança deve existir, afinal, é esperado algo desse colaborador, porém o excesso pode ser prejudicial.
A gestão de follow up ocorre em diversas áreas da empresa, por isso conte com o Ilumimais. Sistema completo e presente em todas as etapas desde o primeiro contato até a entrega do produto/serviço. Somos especializamos em prestadores de serviço e entendemos como a ação de follow up pode aprimorar ainda mais o seu negócio. Agende uma demonstração.