Métricas e Indicadores.
KPI é uma sigla em inglês que quer dizer Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho. Porém por vezes, é confundido com métrica.
Diferença entre métricas e indicadores
As métricas são medidas, ou seja, são volumes, quantidade de vendas, visitas, ou seja, algo a ser medido e não resultado. Já o KPI são os indicadores de desemprenho, como o próprio nome diz, para atingir seu objetivo e as métricas são utilizadas para essa análise.
Desta maneira, é importante entender o que é a métrica e quais são importantes para a empresa e como podem ser utilizadas para o KPI e auxiliar a tomar todas as decisões.
Acerca dos objetivos citados acima, devemos considerar também os da comunicação, como por exemplo: conquistar novos clientes. Esse é o objetivo e as métricas importantes são: quantidade de clientes novos e quantidade de total de clientes. Dessa maneira, o indicador que podemos utilizar é a relação de novos clientes/total de clientes, sendo assim, podemos analisar como está sendo o resultado das estratégias e táticas para alcançar esse objetivo.
Lembrando, todo objetivo deve ser mensurável e verificável.
Um KPI escolhido sem estar ligado com o objetivo ou que não informe o resultado desse objetivo, compromete a integridade do retorno. Por isso, é de extrema importância que tudo seja alinhado desde o princípio, por saber o retorno real do que foi definido e poderá aplicar correções em tempo ágil, se necessário.
Benefícios dos indicadores
Medir e acompanhar produtividade das equipes: com os kpis conseguirá medir a produtividade de sua equipe, incluindo os pontos a serem ajustados e os que já atendem na plenitude.
Melhor gestão de equipes: o acompanhamento e medição das equipes, será possível gerenciar de maneira mais precisa e assertiva para alcançar os melhores resultados possíveis.
Acompanhamento da campanha/estratégia: terá acesso para saber se os resultados estão sendo satisfatórios, se os objetivos estão sendo cumpridos e se está valendo a pena o investimento (para este ponto, explicaremos melhor abaixo).
ROI (Return Over Investment), ou seja, o retorno sobre o investimento. O cálculo é receita-custo/custo. O resultado te informará o quanto sua empresa ganhou sobre os investimentos realizados.
Tipos de KPI
KPI Primário - apresenta os resultados das estratégias como lead, tráfego e conversão;
KPI Secundário - apresenta os resultados de áreas específicas, como origem de tráfego. Eles acompanham os resultados do primário.
KPI Prático - apresentado no início, alcance da publicação, impressão, visualização.
Exemplos de KPI
CAC - Custo de aquisição de cliente
Valor Médio da Venda - Valor total dos pedidos/número de pedidos
Novos Clientes - Clientes novos/Total de Clientes
Produtividade - Número de pedidos do mês/Dias úteis de trabalho
Produção Diária - Valor dos pedidos do mês/Dias úteis de trabalho
Média de Produtos por Pedido - Número total de produtos vendidos/Quantidade de pedidos
Conversão - Números de novos leads/Número de leads fechados
Churn - Taxa de cancelamento
O CRM é uma ferramenta que te auxiliará a ter uma visão completa do desempenho do seu negócio, da área comercial. O Ilumimais é especializado para os Prestadores de Serviços, apresentamos as informações por meio de Dashboard e Relatório, fazemos a gestão completa desde o primeiro contato até o pós-venda, incluindo contamos com o módulo do CRM. Entendemos a importância de ter todas as informações centralizadas, por isso, conte conosco para aumentar seus resultados e margem de lucro. Agende uma demonstração.
