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Métricas e Indicadores

06/02/2023 11:30 - Categoria(s): Vendas

Métricas e Indicadores. 

KPI é uma sigla em inglês que quer dizer Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de desempenho. Porém por vezes, é confundido com métrica.  

Diferença entre métricas e indicadores 

As métricas são medidas, ou seja, são volumes, quantidade de vendas, visitas, ou seja, algo a ser medido e não resultado. Já o KPI são os indicadores de desemprenho, como o próprio nome diz, para atingir seu objetivo e as métricas são utilizadas para essa análise.  

Desta maneira, é importante entender o que é a métrica e quais são importantes para a empresa e como podem ser utilizadas para o KPI e auxiliar a tomar todas as decisões. 

Acerca dos objetivos citados acima, devemos considerar também os da comunicação, como por exemplo: conquistar novos clientes. Esse é o objetivo e as métricas importantes são: quantidade de clientes novos e quantidade de total de clientes. Dessa maneira, o indicador que podemos utilizar é a relação de novos clientes/total de clientes, sendo assim, podemos analisar como está sendo o resultado das estratégias e táticas para alcançar esse objetivo. 

Lembrando, todo objetivo deve ser mensurável e verificável. 

Um KPI escolhido sem estar ligado com o objetivo ou que não informe o resultado desse objetivo, compromete a integridade do retorno. Por isso, é de extrema importância que tudo seja alinhado desde o princípio, por saber o retorno real do que foi definido e poderá aplicar correções em tempo ágil, se necessário. 

Benefícios dos indicadores  

Medir e acompanhar produtividade das equipes: com os kpis conseguirá medir a produtividade de sua equipe, incluindo os pontos a serem ajustados e os que já atendem na plenitude. 

Melhor gestão de equipes: o acompanhamento e medição das equipes, será possível gerenciar de maneira mais precisa e assertiva para alcançar os melhores resultados possíveis. 

Acompanhamento da campanha/estratégia: terá acesso para saber se os resultados estão sendo satisfatórios, se os objetivos estão sendo cumpridos e se está valendo a pena o investimento (para este ponto, explicaremos melhor abaixo). 

ROI (Return Over Investment), ou seja, o retorno sobre o investimento. O cálculo é receita-custo/custo. O resultado te informará o quanto sua empresa ganhou sobre os investimentos realizados. 

Tipos de KPI 

KPI Primário - apresenta os resultados das estratégias como lead, tráfego e conversão; 

KPI Secundário - apresenta os resultados de áreas específicas, como origem de tráfego. Eles acompanham os resultados do primário. 

KPI Prático - apresentado no início, alcance da publicação, impressão, visualização. 

Exemplos de KPI 

CAC - Custo de aquisição de cliente 

Valor Médio da Venda - Valor total dos pedidos/número de pedidos 

Novos Clientes - Clientes novos/Total de Clientes 

Produtividade - Número de pedidos do mês/Dias úteis de trabalho 

Produção Diária - Valor dos pedidos do mês/Dias úteis de trabalho 

Média de Produtos por Pedido - Número total de produtos vendidos/Quantidade de pedidos 

Conversão - Números de novos leads/Número de leads fechados 

Churn - Taxa de cancelamento 

O CRM é uma ferramenta que te auxiliará a ter uma visão completa do desempenho do seu negócio, da área comercial. O Ilumimais é especializado para os Prestadores de Serviços, apresentamos as informações por meio de Dashboard e Relatório, fazemos a gestão completa desde o primeiro contato até o pós-venda, incluindo contamos com o módulo do CRM. Entendemos a importância de ter todas as informações centralizadas, por isso, conte conosco para aumentar seus resultados e margem de lucro. Agende uma demonstração. 

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