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Como criar um telemarketing?

18/01/2023 17:30 - Categoria(s): Marketing | Vendas

Muitos desacreditam que o telemarketing seja uma estratégia eficiente, pois a experiência como consumidor é que seja inconveniente, afinal, recebem ligações indesejadas em horários inoportunos. 

Porém, há diversas formas de se utilizar esta estratégia de maneira que seja agradável ao seu potencial cliente. Afinal, o telemarketing é contato direto com cliente, humanizando o atendimento pois é possível ouvir a voz, a entonação, traz para perto o cliente de você. 

Mas o que é Telemarketing? 

É marketing direto, no qual oferece produtos ou serviço por meio de ligações telefônicas. Também pode ser utilizado como canal de dúvidas, como SAC. Sendo assim, pode ter ação passiva (receber ligações) ou ativa (realizar ligações). 

Compartilharei com você alguns pontos para que sejam analisados para que esta estratégia seja aproveitada ao máximo pela sua empresa, afinal, o ideal é entrar em contato com cliente por meio de diversos canais. 

1 - Você desejaria receber esta ligação que está realizando? 

É uma pergunta muita válida que trará consigo muitas melhorias a serem feitas no momento do atendimento ao cliente. Pois terá como um norte, como conduzir a ligação de maneira agradável. 

2 – E sobre comprar lista de contato? 

Ao realizar esta compra, estará obtendo um contato que não foi entregue a você e que por muitas vezes, não te conhece e claramente, não te deu autorização para que você entre em contato. Ao invés disso, desenvolva conteúdos, e-books, webinars, infográficos que peçam os dados de contato para obter acesso. Desta forma, está sendo autorizado as ligações e a pessoa já sabe, ao menos, o nome da sua empresa. 

3 - Qualificação é chave. 

Este é outro ponto negativo de se comprar uma lista, pois o lead não está qualificado. Desta forma você pode oferecer algo que ele não deseja, como por exemplo, oferecer berço para uma pessoa que não tem filho e não deseja ter por agora. O ideal é que se conheça o lead que está entrando em contato, saiba suas necessidades e dores para oferecer algo que seja interessante para ele.  

4 - Humanize o atendimento. 

Ao fazer a ligação, a torne mais humana possível. As pessoas não gostam de receber ligações de robôs ou de pessoas que falam muita coisa, muito rápido e decorado. Leve a ligação como uma conversa, adeque o script para cada potencial cliente. Ouça com atenção o que ele irá dizer ou perguntar. Caso ele diga não, agradeça a atenção e não insista. Pois é muito inconveniente precisar negar várias vezes. O melhor, é guardar o lead e depois de um bom tempo, entrar em contato novamente e checar a necessidade. 

5 – Tenha uma equipe bem treinada. 

Este ponto é de extrema importância, pois ao estar em contato direto com cliente, é necessário que saiba desenvolver diálogos fora do script, pois não sabemos como se desenrolará a conversa. Por isso é necessário que a equipe seja treinada para possíveis eventualidades. Além de precisar de paciência pois nem todo lead é simpático, porém o atendente deve ser. 

6 – Custo baixo. 

O investimento para esta estratégia é baixo em relação à outras. Pois é possível treinar uma pessoa para realizar as ligações dentro da sua própria empresa. E só necessitará de um telefone, e um CRM pode te auxiliar com a gestão de telemarketing. 

7 – Oportunidade de prospectar. 

Está é uma ótima ferramenta para prospecção de leads, oferecer novos produtos ou divulgar promoções para potenciais clientes. Com um script bem estruturado, com base no copy e em gatilhos mentais, é possível aumentar a possibilidade de conversão. 

8 - Atualização de banco de dados. 

Assim como pessoas físicas, pessoas jurídicas, por vezes, trocam de dados. Por isso é o contato com certa frequência é bom para atualizar as informações, verificar se as pessoas responsáveis por uma área permanecem naquele cargo e dentre outras informações pertinentes. 

9 – Estreitar relacionamento. 

Como dito, por ser um marketing direto com maior capacidade de humanização, utilize este canal para se aproximar de seu cliente. Acompanhar como tem sido o uso do produto ou serviço, verificar se tem algo que pode ajudar ou simplesmente pedir por um feedback. 

Esses são alguns pontos positivos a serem avaliados para melhorar sua estratégia de telemarketing ou um guia para criação de um. Conte com um CRM para te auxiliar na qualificação, gestão de telemarketing e comercial. O Ilumimais, sistema de gestão inteligente conta com o módulo de CRM que possui todas estas características e fazer integrações para melhor te atender. Entre em contato conosco e agende uma demonstração

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