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Os 2 indicadores de desempenho que você precisa conhecer 

18/09/2023 16:00 - Categoria(s): Vendas

Os indicadores são o meio de acompanhar o resultado, seja do fluxo de trabalho em relação a produtividade, seja de entrega, assertividade, fechamento e afins. Com eles, é possível entender a situação empresarial, desenhar uma estratégia e acompanhar os resultados. Com o histórico de informações em mãos e a estratégia em execução, é possível ir adequando para obter o melhor resultado possível. 

As vantagens desses acompanhamentos, são que eles possibilitam uma visão geral da empresa, auxiliam na tomada de decisão, inclusive, tornando-a mais assertiva, tendo estabelecido uma estratégia e um padrão de acompanhamento, os fluxos normalmente tendem a padronizar também. Além de aumentar a produtividade da empresa, tendo em vista que todos os processos serão acompanhados, economizando tempo e dinheiro. 

Existem diversos indicadores, como por exemplo, produtividade, qualidade, turnover, lucratividade, capacidade, competitividade, estratégicos e afins. Porém, gostaria de compartilhar 2 indicadores que sua empresa precisa conhecer: lucratividade e produtividade. 
 

  1. Indicador de produtividade 

É a relação das demandas com o tempo utilizado, ou seja, quando maior for a entrega em menor tempo, mais produtiva está sendo. Isso pode ser analisado por colaborador, equipe e sempre prezando a qualidade. Não se trata de entrega de qualquer jeito e fazer correndo para ser produtivo. Rapidez é diferente de agilidade.  

A produtividade não pode afetar a qualidade da entrega. Sendo assim, esse indicador aponta agilidade e capacidade de entrega em relação ao tempo de execução. 

Sabendo disso, a empresa conhecerá o tempo necessário para cada ponto apresentado e realizar os planejamentos em cima do que foi apresentado. Sendo assim, se uma demanda demora 1 dia e demorou 2 dias, cabe ao gestor investigar a causa e atuar. 

Lembrando que para o cliente, quanto antes melhor, sendo assim, a produtividade deve ser algo a ser investido pela empresa. Se tornando algo do DNA de quem faz parte dela, para que possam ao máximo otimizar o tempo disponível. Podendo, inclusive, buscar maneiras de remuneração ou bonificação. 
 

  1. Indicador de lucratividade 

O acompanhamento de lucratividade não se resume somente ao lucro, mas envolve também os custos e a margem de lucro. Especialmente para as empresas B2B, acompanhar essa área é um pouco mais complexo que o normal. 

É importante que saiba como está o lucro da empresa periodicamente e também busque informações sobre como anda a lucratividade do seu segmento e concorrentes. 

Normalmente, o cálculo da lucratividade é = (lucro líquido anual/receita total do ano) X 100 

Lembrando que o lucro líquido é = faturamento – custos operacionais. Ou seja, se seu faturamento é R$100.000 e os custos são R$60.000, o seu lucro líquido é R$40.000. 

Lucratividade = (40.000/100.00) x 100 = 40%  

Observação: os números devem ser referentes ao mesmo período. 

Para acompanhar todos os números relevantes, gerenciar equipes, demandas, cadastro de clientes, elaboração de propostas, contrato, faturamento, acompanhamento em tempo real, gerenciar metas e muito mais, conte com um sistema de CRM, que apresentará todas as informações centralizadas e com agilidade no acesso. Permitindo que as decisões sejam tomadas com mais assertividade e segurança. 

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