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O que é um sistema de gestão?

13/11/2023 16:00 - Categoria(s):

Um sistema de gestão é responsável por organizar as demandas de maneira que seja ágil, simples e segura. Normalmente gerencia demandas de diversos funcionários, sendo importante que contem com algumas automatizações de processos. Assim, o intuito é facilitar o cotidiano dos colaboradores e aprimorar a gestão, com isso, aumentando os resultados da empresa, sendo tanto de grande, como de médio e pequeno porte. 

Existem sistemas de diversos preços e funcionalidades, com isso, pode ser acessível para as empresas. Uma vantagem de contar com sistema é a centralização dos dados, ajudando na comunicação e integração entre as equipes, desde o comercial, até o suporte, financeiro e muito mais.   

É importante que conheça sua empresa e a sua necessidade para buscar a melhor solução. Existem empresas que fornecem mentorias para ajudar, algumas praticam a venda consultiva, mas ainda sim, é importante que conheça a sua empresa, funcionalidades e processos. 

Tipos de Sistemas de Gestão 

São eles, o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning). Muitas pessoas confundem as funções de cada uma e acreditam que são iguais ou parecidos, mas na verdade, eles possuem funções diferentes e são complementares. 

Já adiantando, para uma gestão completa, conte com as duas soluções e que elas sejam integráveis. Agora vamos as diferenças: 

CRM 

Significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.  

Ele é voltado para todo relacionamento com cliente, então o contato, funil de vendas, acompanhamento do fluxo comercial, fechamento de contrato, campanhas, histórico dos contatos com cada cliente, saber como estão os leads e oportunidades, quais estão fechando mais, porque alguns não estão fechando, acompanhar os resultados das estratégias de relacionamento. Normalmente inclui as equipes: comercial, financeiro, marketing e contratos/projetos. 

Porém, existem diversas soluções disponíveis no mercado, as especialistas em um módulo, como somente o comercial, as generalistas que atendem diversos segmentos e contam com alguns módulos, existem os que contam com a solução desde o primeiro contato até o pós-venda. 

Mas toda relação comercial é realizada dentro desse sistema, alguns também contam com automatizações dos processos, que aumentam a produtividade e normalmente eles são SaaS e podem ser acessados pela própria internet. 

ERP 

Significa Planejamento de Recursos Empresariais. 

Ele é voltando para áreas operacionais e logísticas como gestão de estoque, nota fiscal, gestão de pessoas, contas a pagar e a receber, informações sobre os colaboradores, tributos, setor de produção, RH e muito mais. 

Sendo assim, ele unifica as áreas da empresa, podendo tudo ser gerenciado dentro da mesma plataforma, financeiro, com estoque, com RH. E assim como o CRM, existem diversas opções, como por segmento, varejo, indústria, os mais completos, os mais generalistas e afins. 

É interessante que ele é ligado com o aumento de produtividade, devido a centralização dos dados, economiza-se tempo nas demandas no dia a dia. Além de permitir a revisão do processo para que seja aprimorado sempre que necessário. 

Esses sistemas também são normalmente SaaS, sendo possíveis acessar de qualquer lugar, no momento que desejar, basta ter internet e um tablet, notebook ou computador. 

Vantagens 

  • Diminuição de falhas operacionais; 

  • Otimização de tempo; 

  • Integração entre as equipes; 

  • Centralização dos dados; 

  • Acompanhamento dos processos pela internet 

  • Ganho de produtividade; 

  • Automatização de processos; 

  • Histórico de todo procedimento; 

  • Auxilia a tomada de decisão, sendo mais assertiva; 

  • Padronização dos processos; 

  • Facilidade em encontrar os ‘buracos’ nos processos; 

  • Integração com outros sistemas; 

‍SISTEMA CRM 

O Ilumimais é um CRM completo, voltado para o segmento de prestação de serviço que trabalham com venda consultiva. Presente desde o primeiro contato até a entrega do projeto/serviço, incluindo todo pós-venda. Conta com acompanhamento por dashboards e relatórios, além de comunicação multicanal e integração com diversos sistemas.

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