A importância da integração entre as equipes de Marketing e Comercial
Apesar de no título estar citando especificamente a integração entre duas equipes de áreas correlacionadas, friso que é crucial que toda empresa esteja alinhada, visto que a corporação é como uma engrenagem e para que ocorra o bom funcionamento, é necessário que todas as partes se movam em conjunto.
Tendo apresentada a declaração acima, este texto visa aprofundar na justificativa da importância da integração entre as equipes de Marketing e Comercial. Porém, é necessário que primeiro seja estabelecido as funções e responsabilidade de cada uma.
O Marketing é responsável pela estratégia de comunicação, em atrair leads, aprimorar a imagem da empresa, colocar em prática a estratégia por ela criada, acompanhar resultados, além de toda gestão de tráfego orgânico, tráfego pago, geração de conteúdo e afins.
O Comercial é responsável por seguir com o lead e gerar oportunidade e por fim, concretizar a venda. Sendo preciso conhecer os leads, para que seja oferecido algo relevante e fazer todo acompanhamento desde que o lead chega até a venda realizada.
Sendo assim, a grosso modo, até ser criado o lead é com o Marketing e a partir da criação é com o Comercial. Salvas devidas proporções, existem empresas que contam com setor de pré-vendas que trabalham com BDR e SDR, por exemplo.
Ambas as equipes são importantes para essa gestão comercial completa.
Um dos pontos que gera mais estranhamento entre elas é a qualificação do lead, visto que a marketing se queixa que o comercial não concretiza a venda e o comercial se queixa que o marketing não realizou a qualificação com eficácia.
Como dito no início do texto, se as partes não se entendem, a engrenagem não funciona, ou seja, a empresa, é impactada como um todo. Para que isto seja evitado, é necessário que invista primeiro em estabelecer com cada área, o que é responsabilidade de cada um, assim estarão alinhas. Após isso, invista em conhecer a persona e aprimorar o processo de qualificação.
Caso sua empresa esteja passando por essa dificuldade, pode tentar aplicar a abordagem do design thinking.
Invista em comunicação entre os setores e conte com um CRM. Visto que, será necessário unificar todas as informações em um único local, de fácil acesso, que realize integração com automação de marketing e tenha uma boa gestão comercial e de marketing dentro da plataforma. No qual será possível acompanhar resultados e metas, além de medir a produtividade e realizar a qualificação.
O Ilumimais, é perfeito para empresas de prestação de serviço, pois é um sistema especializado neste segmento. Realizamos integração com diversos sistemas e poderá contar com a gestão completa de relacionamento com seu cliente dentro da nossa plataforma. Conte com ótimos painéis gerenciais e elabore propostas em pouco tempo. Agende uma demonstração.
