É a abordagem colaborativa que busca solucionar problemas com criatividade independente da área. Sendo assim, resolve diversos problemas, como por exemplo: criação do produto, como tornar uma marca empática, como aumentar as vendas e assim por diante.
Porém, para que as soluções realmente sejam criativas e saiam do senso comum é necessário não economizar na pesquisa porque a primeira solução é a mais óbvia. Por isso é necessário que mergulhe para entender o problema, mergulhe no tema. Faça muitas pesquisas, tanto primárias como secundárias. Entre nesse universo para que seja possível criar uma solução criativa que faça sentido para empresa.
Tenha em vista não somente pesquisar e entender os dados, pois tudo se trata de sermos humanos. Pensando nisso, o pilar crucial para o Design Thinking é a empatia, que é muito mais do que se colocar no lugar outro. Por vezes, para que se consiga entender a fundo a questão é necessário que literalmente se coloque no lugar do outro, ou seja, se o problema é entender por que os vendedores de uma franquia não conseguem vender, seja o cliente oculto, seja um vendedor.
Dessa maneira, terá a percepção melhor de como solucionar o problema. Também existem ferramentas que auxiliam nesse processo, como brainstorm e mapas mentais. Saiba que não há uma fórmula mágica, afinal cada empresa, público e problema são únicos. Logo, pode ser necessário que algumas etapas sejam puladas, ou talvez seja necessário voltar algumas etapas. Não se prenda a ordem, pois não há um único caminho para conseguir uma solução criativa
Porém, no geral, o processo se inicia com o conhecimento do problema, sendo assim, com pesquisas e bastante leitura. Com todas as informações em mãos, é possível criar um mapa da empatia, no qual poderá informar, o que as pessoas sentem, veem, ouvem, falam, dores, medos, necessidades e afins.
Após essa etapa, são elaboradas as personas, de 2 a 5 é o suficiente. Focando agora nas personas, é o momento do brainstorm, no qual todas as ideias são colocadas na mesa, sem julgamentos, afinal as pessoas precisam estar à vontade para expor o que pensa.
Chegando na solução a partir do brainstorm, é o momento de testar para verificar se a solução funciona, se estiver tudo certo, pode-se entender o processo concluído. Caso contrário, é o momento de analisar e compreender o que faltou e o que precisa ser aprimorado.
Esse é somente um modelo, uma sugestão. Lembre-se que o processo deverá ser adaptado para cada realidade.
Algumas ferramentas utilizadas nesse processo, fora o brainstorm, temos o mapa mental, no qual temos um ponto central e encontramos ideias, informações, ideias a respeito desse tema central, sempre interligando as informações como um organograma. O world café é uma ferramenta muito interessante, pois em um espaço maior são colocadas diversas mesas, tem sempre uma pessoa que sempre fica nela e as outras pessoas ficam tempos em tempos em cada mesa para poder cooperar com ideias, o intuito é que todas as pessoas passem por todas as mesas.
É importante incorporar a mentalidade do Design Thinking dentro da empresa, visto que incentivará a inovação, criatividade e comunicação dos colaboradores, pois a base de pensamento é a empatia, entender e se colocar no lugar do outro. Além de tornar saudável o ambiente de trabalho.
Tendo essa mentalidade na sua empresa, será necessária uma ferramenta de gestão completa para análise, acompanhamento e centralização das informações, seja do comercial, projetos, contrato e todo processo que envolve o relacionamento com seu cliente. O Ilumimais é o software especializado nos prestadores de serviço, entendemos suas dores e necessidades, por isso, ele foi pensando em desenhado para você. Agende uma demonstração.
