
Muito se fala da importância das vendas para a manutenção e crescimento da empresa. Obviamente, esta área precisa estar bem estruturada para que a empresa consiga se manter. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil e no processo de crescimento, diversos obstáculos podem surgir.
Diante deste tema, surgiu o conceito de máquina de vendas, que resumidamente, é a otimização e estruturação dos processos da empresa que visam aumentar as vendas potencialmente mantendo os custos.
Essas máquinas têm como base 3 princípios e precisam ser: previsível, escalável e rentável. Ou seja, é necessário que seja possível prever algumas situações, baseado na experiência que vem adquirindo, sempre necessário aprimoramento constante.
Escalável, visto que precisará contar com a internet e com algumas ferramentas que possibilitem essa realidade, como sistemas que automação de marketing, para que consiga abrir o maior número de leads de qualidade possível e um sistema de CRM para fazer a gestão desse relacionamento com cada lead e conversão para oportunidade, além da manutenção desse relacionamento.
Precisa ser rentável, para saber acerca da rentabilidade dessas ações estratégicas é necessário que tenha objetivos claros, além de indicadores de desemprenho (KPI), também podem ser utilizados para verificar mudanças necessárias e aprimoramentos.
Para montar essa máquina, precisa estar aberto e preparado para realizar mudanças necessárias no processo de jornada no cliente, entender cada fase, conhecer o cliente e fazer com que todo processo seja centrado no cliente.
Treine sua equipe para que saiba como agir em cada situação, como lidar com as objeções apresentadas pelo cliente e para que falem todos a mesma linguagem e estejam alinhados com o objetivo da empresa. Invista na sua equipe. Além disso, conheça cada um deles, seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados, ofereça feedbacks construtivos.
Diante disso, saberá como desenvolver sua equipe estrategicamente. Isso também deve ser considerado ao contratar novos funcionários. É crucial que as equipes de Marketing e Comercial estejam alinhadas, pois atuarão constantemente nessas máquinas e precisam estar em sintonia para que tudo ocorra bem.
Como consequência, será possível aprimorar o processo de atração de novos leads, cada vez mais qualificados, pois as equipes analisarão os resultados e saberão onde e como atuar para deixar o processo cada vez mais dentro da necessidade da empresa. Além de conhecer bem o cliente, estar onde eles estão e atentos aos comportamentos para que consiga criar novas estratégias ou aprimorá-las.
Lembre-se, é importante acompanhar os resultados e aprimorar sempre. As pessoas, tecnologias e o mundo estão em constate mudança, é preciso saber se adaptar a elas para que suas vendas permaneçam crescendo.
O Ilumimais é perfeito para empresas do segmento de prestação de serviço, visto que somos especialistas nessa área. Além de fazermos integração com diversas ferramentas de automação de marketing, tornando o sistema completo para que seja possível gerenciar todos relacionamento com o cliente em um único lugar. Conte com conosco desde o primeiro contato até a entrega do produto ou do serviço. Agende uma demonstração.