Para que seu processo seja centrado no cliente, deve sempre pensar e mantê-lo a todo momento como foco, não somente nas estratégias, no início do contato ou até a venda. Sendo assim, é necessário que pesquise sobre ele para entender cada vez melhor, saiba o que ela precisa, suas dores e necessidades, o que ele tem buscado e quais são as suas expectativas. Conheça o perfil ideal, ou seja, a persona. Clique aqui e acesse nosso texto sobre esse tema.
As etapas de aquisição de um cliente são três: sedução, fidelidade e lealdade. A sedução ocorre no início, no qual chama-se a atenção, envolve a pessoa e depois garante a fidelidade, antecipando os desejos e superando a expectativa. Após isso, invista ainda mais e aumente o nível de satisfação dele.
Ouça seu cliente, mas não somente o que ele diz, treine para entender também o que ele não diz. Com essas informações é possível oferecer algo de valor, pois não adianta oferecer tudo se ele quer somente um ponto em específico, visto que ou ele ficará perdido com tantas informações ou achará que não entendeu a necessidade dele. Conhecendo-o será possível antever suas objeções e já oferecer soluções plausíveis.
Ofereça as melhores experiências e supere as expectativas do seu cliente, para isso treine seus funcionários para que saibam entender a necessidade do cliente, suas dores e assim consiga oferecer aquilo que suprirá. O sistema de recompensa somente pelas receitas, faz com que por vezes, os colaboradores foquem somente em vender e não nos clientes.
Lembre-se também de centralizar as informações e acompanhar durante todo o relacionamento, para isso, conte com um sistema que gerencia tanto a área comercial, como de marketing, projeto e muito mais. O Ilumimais é perfeito para empresas B2B que buscam gerenciar o relacionamento com cliente de forma completa.
Desde o início, o relacionamento com cliente deve ser baseado na confiança e a credibilidade também é essencial, por isso, cuide da imagem da sua empresa, peça feedback de clientes e divulgue esses casos de sucesso.
Para te auxiliar na elaboração desse processo centralizado no cliente, temos a planilha abaixo, na qual nos ajudou a aprimorar nossos processos.
