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Diferença de Inbound para Outbound Marketing 

20/11/2023 16:00 - Categoria(s): Marketing

O marketing tem crescido e sendo utilizado pelas empresas cada vez mais, tendo em vista que são fontes cruciais para o crescimento de uma marca e comunicação com seu público. Diante disso, existem duas práticas conhecidas nesse universo do marketing, são elas: inbound marketing e outbound marketing. Apesar de alguns acreditarem que se trata de estratégias similares, na verdade, elas são diferentes e complementares. Sendo assim, se puder aplicar as duas na sua empresa, com qualidade, faça e verá grandes resultados. 

Inbound Marketing 

É conhecido como o marketing de conteúdo, isso porque a empresa investirá em criar conteúdos relevantes que façam com que as pessoas se sintam atraídas pelo seu produto e/ou serviço, sendo assim atuam como atrativos. Ou seja, é estudado as personas, entende-se a necessidade, dores, desejos dos seus clientes, cria-se uma estratégia de conteúdos que engajem, seja por vídeo, blog, post, landing pages, newsletters e afins. E isso gerará uma identificação, compartilhamento, interesse no seu produto. 

É crucial que essa estratégia seja sempre revisitada, pois as personas irão mudar com o tempo e é preciso estar sempre atualizado para que o conteúdo desperte o desejo do lead se tornar um cliente e assim estabelecer um relacionamento a longo prazo. Isso só ocorrerá se falar com a pessoa certa no momento correto, pois a ideia não é ser invasivo. 

Ou seja, o inbound parte do pressuposto da atração, eles atraem os clientes para que eles venham procurar as empresas e não o contrário.  

Outbound Marketing 

O foco do Outbound é ir atrás do cliente de uma força mais incisiva, ou seja, é o marketing mais tradicional, na qual você já se apresenta ao seu prospect oferecendo seu serviço ou produto. 

Nessa estratégia temos como exemplo, o Google Ads, Banners, patrocinados nas Redes Sociais, publicidade antes de um vídeo que deseja assistir, rádio, jornal, televisão. Inclusive, algumas empresas focam em fazer um link entre o marketing online e offline.  

Porém, o online atrai mais os olhos das empresas, tendo em vista que o investimento é baixo, em relação a um anúncio de televisão, por exemplo, além das métricas e acompanhamento. Afinal, com o remarketing, o anúncio te acompanha onde for. Um exemplo, é quando entra num site e vê um tênis, mas não o compra. Depois aparece o anúncio de vários tênis dessa loja em sites diferentes que esteja navegando. 

Qual a diferença entre os dois? 

Apesar de serem focados em aumentar as vendas e os resultados da sua empresa, os métodos utilizados são bem diferentes, apesar de complementares. Sendo recomendado que utilize as duas estratégias para potencializar ainda mais os resultados. 

O Inbound é focado mais em estratégias de atração, gerando conteúdo atrativo, fazendo com que o prospect procure a empresa. Já o Outbound é focado em ir atrás dos clientes, por vezes, quando o mesmo nem está buscando, como é o caso de um anúncio na televisão, por isso, pode ser conhecido como marketing de interrupção.  

Um exemplo de como mesclar entre as duas estratégias é o caso citado acima, o lead não estava buscando pelo serviço que está oferecendo, ou seja, é um lead frio, então aplicar uma estratégia nutrição desse lead pode ser relevante, para que ele não se esqueça da sua empresa. Mas lembre-se, fale o suficiente para ser lembrado, mas não precisa perturbar o prospect, atenção, por exemplo, em disparador de e-mail marketing. 

Sendo assim, é preciso que você entenda a necessidade da sua empresa, analise quanto pode investir, o que está sendo mais necessário para aprimorar mais o seu funil de vendas, trazendo mais leads para o top e convertendo mais vendas. Principalmente, saiba onde sua persona está, quais canais utiliza e sua jornada de compra. É importante saber se ela está mais no digital, no offline ou se está nos dois. Isso tudo para que a sua escolha seja baseada em dados e a estratégia seja assertiva.

Sistema integrado 

Existem diversos sistemas que gerenciam a área comercial da empresa e é muito interessante quando essas soluções contam com integração das equipes, ou seja, contam também com a integração de soluções de marketing para que os processos sejam mais centralizados. Além da área de pós-venda também, que é crucial que seja realizado para manutenção do relacionamento com cliente. 
O Ilumimais é a ferramenta voltada para o segmento de prestação de serviço, é crucial para nós a integração entre as equipes e demais soluções, sendo assim, contamos com integração com sistemas de automação de marketing, ERP, WhatsApp e muito mais. 
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