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Sistema de Automação de Marketing

29/05/2023 09:00 - Categoria(s): Vendas

É comum confundir o conceito de automação de marketing, CRM e com e-mail marketing. Sendo assim, hoje falaremos sobre esses conceitos e a relevância deles. 

Um sistema de automação é responsável por automatizar processos e ações, tornando o fluxo de comunicação mais ágil e eficaz. Isto é possível pois é customizado pelas pessoas para que tornem ações cotidianas automáticas, dedicando assim mais tempo para processos que exigem mais pensamento crítico. Ou seja, ações como nutrição de leads, jornada de compra e relacionamento pós-venda, podem ser realizadas dentro do próprio sistema. 

Esta automação pode incluir o e-mail marketing, disparo de e-mails em cadências para os leads, podendo ser aplicadas ações de acordo com a ação do usuário. Como por exemplo, se um cliente abrir um e-mail, ele receberá o e-mail X, porém, se ele não abrir em 3 dias, receberá o e-mail Y. Isso tudo automatizado, diminuindo a ocorrência de falhas. É viável incluir as landing pages, que são as páginas de captura e estipular uma cadência de acordo com o tema abordado, por exemplo, a pessoa se inscreveu na landing page do e-book de marketing. É interessante enviar e-mails com o universo desse tema, visto que a pessoa demonstrou interesse

Outras diversas funcionalidades podem ser disponibilizadas pelo sistema, como integração com as redes sociais, agendamento de post, acompanhamento de resultados por relatórios e muito mais. Devido a isso, é necessário saber o que precisa para certificar-se que está escolhendo o sistema que melhor atende. 

A automação de marketing faz parte do relacionamento com cliente, mas não é um CRM. Visto que ele é responsável por organizar toda operação do relacionamento por meio de registros, acompanhar o andamento até o momento do pós-venda. Sendo assim, o CRM não nutri os clientes ou os atrai. Sendo assim, para ter uma gestão completa, é necessário integrar os dois sistemas, para estar presente desde o momento de prospect até clientes. 

Vantagens 

  • Redução de falha: visto que as máquinas possuem uma menor chance de falha em comparação aos humanos, pois são fadáveis ao esquecimento, as circunstâncias adversas. 

  • Aumento da satisfação: com a comunicação sendo assertiva e estratégica, é possível alinhar com mais precisão a expectativa do cliente com a entrega e no pós-venda continuar o contato, estreitando o relacionamento para manter o cliente satisfeito com a marca. 

  • Aumento do tempo de vida do cliente: cliente com a expectativa alinhada e tendo-a superada, mantendo um relacionamento com ele, aumenta o tempo de vida do cliente na empresa. Pois, tendo sua necessidade suprida e estando satisfeito, há menores chances de ele deixar de ser seu cliente. 

  • Integração entre as equipes: tendo os sistemas integrados, as equipes de marketing e comercial estarão ainda mais unidas, compartilhando as informações, visto que estarão centralizadas em um único lugar. Podendo ser acessadas de acordo com a permissão concedida. 

  • Informações centralizadas: diminuindo a chance de duplicidade de dados, incerteza acerca de qual informação está mais atualizada, visto que todos os dados estarão disponíveis em uma única plataforma. 

  • Acompanhamento em tempo real: os dashboards e relatórios são comumente funcionalidades disponíveis tanto em automação de marketing como em CRM, permitindo que saiba como está o andamento do fluxo comercial em tempo real. 

  • Aumento de produtividade: os colaboradores terão um tempo maior para investir nas demandas que exigem estratégia e pensamento crítico e menos tempo em atividades manuais. Aumentando a produtividade. 

  • Escalabilidade: após a criação das cadências e das estratégias de automação, o próprio fluxo já funcionará, sendo escalável por segmentos diferentes. Sendo passíveis de adaptação e sempre deve ser acompanhado. 

Existem outras diversas vantagens em contratar um sistema de automação e um CRM, em especial os que se integram. O Ilumimais Sistema de Gestão Inteligente é focado no segmento de prestação de serviço, realizamos integração com outros sistemas, estando presentes desde o primeiro contato. Entre em contato conosco e agende uma demonstração. 

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