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Como acompanhar a área de vendas?

01/05/2023 09:00 - Categoria(s): Vendas

A área de vendas é que mantém uma empresa ativa. Ela é crucial para que o funcionamento ocorra de maneira eficiente e possibilite a incorporação de melhorias e ainda mais crescimento, tanto em capacitação e resultados como em colaboradores. 

Porém, não adianta apenas vender, é necessário acompanhar esse departamento para que seja aprimorado e revisto periodicamente.  

Com um sistema de CRM, é possível acompanhar as vendas de cada colaborador, de cada equipe, sua realização em relação as metas de vendas, além de metas de ação. Esse trabalho deve ser feito diariamente para que haja um tempo hábil de aprimoramento para que a meta seja alcançada, dando uma previsão para o gestor se preparar e se reorganizar se necessário. 

Os dashboards, ou painéis gerenciais, possibilitam a melhor visibilidade dos números e informações relevantes da empresa frente a essa área, em tempo real. Além de relatórios para acompanhar o que tem sido feito. 

Esse acompanhamento possibilita que sejam encontrados, por exemplos, pontos a serem melhorados. O número de vendas está alto, porém há pouco contato com o cliente. Sendo assim, pode ser que ao manter o contato, consiga encontrar novas dificuldades e desenvolver uma estratégia de expansão e retenção

Sendo assim, o aumento de vendas é uma das vantagens de acompanhar o departamento de vendas. 

É possível também aprimorar o workflow de vendas e encontrar etapas que podem ser incorporadas ou retiradas para que o processo seja mais natural. 

A taxa de conversão e de churn (cancelamento ou perda de cliente) são indicadores de extrema importância. Pois é possível, com análise dessas informações, saber quais vendedores convertem mais, ou quais perdem também, os motivos para isso. Lembre-se, saber a motivação do sucesso e da falha possibilita um aprimoramento das relações e das vendas, visto que terá uma visão ampla do ocorrido. 

O sistema de CRM pode ajudar os vendedores também, visto que traz consigo diversas funcionalidades. É possível acompanhar as vendas, quantas faltam, qual sua meta. Como também fazer a gestão de lead para oportunidade,  manter um histórico atualizado para que saiba a situação de cada um deles, ações de follow-up para não deixar nenhum contato passar.  

Entender que o CRM é uma ferramenta diária e que auxilia nesse cotidiano, possibilita o aumento exponencial de uma produtividade maior, menos papel e manual e mais automatização e resultados. 

O incentivo e a motivação devem estar bem presentes nesse acompanhamento, visto que é uma área que exige bastante e pode desestimular um vendedor. Sendo assim, comemore, incentive, ofereça palestras, cursos.  

Caso um vendedor não esteja indo bem nas vendas, chame-o para conversar, veja no que pode ajudar, o que está ocorrendo. Afinal, todos são seres humanos. Proximidade do gestor com os colaboradores também faz parte desse acompanhamento e pode resultar na melhoria do trabalho. 

O Ilumimais Sistema de Gestão Inteligente é especializado no segmento de prestação de serviço e está presente desde o primeiro contato até a entrega do produto/serviço. Conta com diversos dashboards, relatórios e integração com sistemas. Agende uma demonstração. 

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