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Qual é a função do SDR?

15/05/2023 14:00 - Categoria(s): Marketing | Vendas

SDR não é um vendedor, ele faz parte do setor de pré-vendas. SDR é uma sigla, em inglês, que significa Sales Development Representative, em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas. 

O que faz um SDR? 

De maneira geral, a função de um SDR é qualificar os leads de uma lista existente, aprofundar os conhecimentos nos prospects. Fazer ligação e entender a demanda, se está no momento de fazer uma demonstração, apresentar melhor. 

Importante identificar se há interesse em conhecer o produto/serviço, se há dúvidas, saná-las e também de certificar se há aderência desse prospect para o produto ou serviço oferecido pela empresa. Ter essa ciência é muito importante que se invista tempo em quem tem interesse ou está começando a ter e também em quem pode adquirir. É frustrante um SDR e um vendedor investir tempo e esforço e no final do processo descobrir que o prospesct não tem aderência e não fechará o negócio. 

Como também recolher o máximo de informações relevantes para que o vendedor se prepare para fazer uma apresentação e oferta de acordo com o interesse daquele prospect em específico, agregando ainda mais valor. 

É muito importante que cada contato realizado seja registrado para que haja um histórico atualizado das ações e diálogos que ocorreram com esse prospect para que esteja tudo bem atualizado. Existem sistemas que fazem esse gerenciamento, um deles é o CRM, falaremos dele mais à frente. 

Vantagens 

As vantagens de contar com um profissional de SDR é que há aumento de conversões, visto que os contatos são mais assertivos e as apresentações com mais valor agregado para o prospect. O processo de contato até a conversão pode ser mais ágil, visto que a qualificação auxilia nesse processo, além de redução do churn, porque a empresa estará alinhada com a necessidade deste futuro cliente. 

Porém, é bom frisar o que não é função de um SDR. Além de vender, visto que ele não vende e sim qualifica e encaminha para o setor de vendas para seguir com o processo. Também não é função dele realizar o telemarketing, pois ele só entrará em contato com alguém que já deu algum sinal de interesse no que a empresa oferece. 

Diferença do BDR 

BDR também faz parte do setor de pré-vendas, é uma sigla, em inglês, que significa Business Development Representative, em português, Representante de Desenvolvimento de Negócios. 

A principal diferença entre SDR e BDR, é que o primeiro está relacionado ao Inbound Marketing e o seguindo ao Outbound Marketing. Ou seja, a função do Representante de Negócios é ir em busca desses leads e qualificar. Sendo assim, o BDR entra em contato, seja por e-mail, telefone ou afins, com pessoas que não houve interação anterior. 

Dessa maneira, o SDR e o BRD têm funções muito importantes para que seja potencializada as vendas, assim fornecerão todas as informações relevantes para o vendedor. Visto que se o vendedor tivesse que realizar também essas duas funções, pode ocorrer de não ser realizada na sua totalidade. 

Essas informações e registros de contatos devem ser sempre atualizados dentro de alguma plataforma e o sistema de gestão inteligente é perfeito para isso, visto que avisará quando deve ser realizado cada contato, conforme cadastrado pelos SDR e BDR. Além de poder ter a centralização das informações. O Ilumimais, além de todas as funcionalidades, ainda conta com integração de sistemas, incluindo de automação de marketing. Estamos desde o primeiro contato até a entrega do projeto/serviço. Agende uma demonstração. 

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