
A Jornada do Herói está presente em filmes, séries, livros e muito mais. Esse conceito surgiu de Campbell, no que ele apresenta é que as histórias são cíclicas e podem ser identificadas em diversas produções.
São 12 etapas, que incluem a contextualização, na qual é apresentado o ambiente, o personagem e todo contexto para quem está consumindo, é apresentado o chamado, e depois ele é negado, surge um mentor, ele aceita esse chamado, encontra dificuldades, lutas, depois ele luta a batalha final, vence e retorna para casa. De maneira, bem resumida, essas são as etapas que todo herói passa.
Pois é, é possível lembrar de muitos filmes e livros que contam a história com base nessas etapas.
As histórias são muito importantes, porque elas conectam os seres humanos, num nível racional e emocional, visto que as pessoas realmente se envolvem com o que está sendo apresentado. Sendo assim, o poder da história é inegável. Além de gerar identificação.
O storytelling, que é a técnica de contar uma história, gerando emoção, engajamento e conexão é uma ótima maneira de vender e os vendedores sabem como fazer isso.
Essa estratégia pode ser utilizada no momento da venda. Apresentando o contexto, as dores, como o seu produto/serviço solucionada e como no final, obtém-se o sucesso.
Por exemplo, pode contar a história de um cliente, do segmento de prestação de serviço, que estava com dificuldade de saber a produtividade da equipe, perdia o timing de envio das propostas e não tinha as informações centralizadas. Neste momento, foi apresentado o Ilumimais, que o auxiliou nesse processo, além de aumentar os resultados, possibilitou uma economia de custo e de tempo com as informações mais importantes há um clique de distância.
Este é somente um exemplo bem simplório, porém é necessário pensar que todas as falas precisam ser pensadas estrategicamente, para que o prospect se veja na situação, se conecte com a história, não achando que foi óbvio ou clichê, mas sim que a sua empresa tem um bom potencial para ajudar no crescimento.
Para que seja gerada essa identificação é preciso ir além do que contar uma boa história, é necessário que conheça para quem está falando, as suas dores, dificuldade, o que é importante para essa pessoa e também em qual segmento essa empresa pertence. Afinal, o cliente é o foco.
Outro fator que ajuda na prova social de que o que está oferecendo é bom, é o testemunho daqueles que adquiriram, os famosos cases de sucesso. Eles ajudam a comprovar a qualidade e os benefícios que serão conquistados.
Essa gestão comercial, de relacionamento com cliente e necessidade de estar presente nos momentos certos podem ser gerenciados dentro de um sistema que centraliza todas as informações, o Ilumimais. Somos especialistas em prestação de serviço e integramos com diversos sistemas para que tenha acesso as informações com agilidade. Agende uma demonstração.