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Gestão do relacionamento com cliente

08/03/2023 11:30 - Categoria(s): Marketing

Muitas empresas acreditam que o contato com cliente deve ocorrer somente até o momento da compra, porém o contato vai além. É necessário se aproximar do cliente e aprimorá-lo antes da compra e permanecer com o passar dos anos. 

Para que essa seja a realidade na sua empresa, invista na gestão de relacionamento com seu cliente, ou seja, todas as ações e estratégias serão direcionadas para sua persona, com intuito de fidelizar e aumentar a margem de lucro. Isso vale para todos os departamentos da empresa: comercial, financeiro, suporte e afins. 

O cliente não se importa de investir mais caso o atendimento tenha sido parte de uma experiência que superou as expectativas, porém o mal atendimento acarreta na potencial perda de receita, visto que as pessoas não buscam somente comprar um serviço ou produto, elas buscam uma experiência de qualidade. O atendimento é crucial para atender essa demanda, além de ser da empresa para o cliente. 

Todo relacionamento requer investimento de tempo para que ambos se conheçam, sendo assim, invista o tempo da sua equipe, treine a comunicação, compreensão, conhecimento do produto e da persona. Dessa maneira, quando um atendente estiver em contato, ele saberá como agir e tomará as melhores decisões para o fechamento do negócio, no esclarecimento de dúvidas, na prospecção ou em qualquer outra função desempenhada. Além de conseguir antecipar as necessidades. 

Acompanhe o seu cliente. Isto não quer dizer ficar mandando mensagens maçantes  o tempo todo. E sim, entrar em contato com uma frequência aceitável para verificar como ele está, como está o uso do produto ou serviço, se pode auxiliar em algo. Este contato pode ser via telefone, e-mail, videochamada, ou como for mais pertinente para empresa e cliente. 

Estas ações possibilitarão a manutenção do relacionamento, aumentando a possibilidade de manter a marca na mente no cliente, o número de vendas e retenção de cliente. Além do cliente divulgar sua empresa para amigos e familiares. 

Investir no relacionamento com cliente é um diferencial competitivo relevante, tendo em vista que terá o processo centralizado no cliente, algo que nem todas as empresas possuem. 

A ferramenta que auxilia na gestão desse relacionamento é o CRM (Customer Relationship Management). Visto que centraliza todas as informações relevantes, automatiza processos e as disponibiliza com fácil acesso para tomada de decisão com mais assertividade e estratégia com uma base de dados confiáveis e atualizadas pelos colaborares. 

Com este software, é possível também organizar os processos da empresa e aprimorá-los, melhorar a comunicação e atendimento, com todas as informações de histórico de compras, comunicados e muito mais na palma da mão. O Ilumimais, Sistema de Gestão Inteligente, é o perfeito para os prestadores de serviços que buscam aumentar a margem de lucro, visibilidade e integração com diversas plataformas. 

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