Blog

Diferença entre preço e valor

22/02/2023 14:30 - Categoria(s): Marketing | Vendas

Esses dois termos são parecidos e muitas vezes confundidos como sinônimos, porém os significados são bastante distintos. 

Primeiramente, falaremos sobre preço. Todo serviço ou produto ofertado é adquirido através de uma troca, no geral, dinheiro. Esse dinheiro estipulado para a aquisição é chamado de preço, valor monetário. 

É um dos maiores divisores de águas quando se trata da decisão de compra de um cliente, visto que é determinante o quanto a pessoa tem disponível para investir.  

Acredita-se que o preço está diretamente ligado com qualidade do produto, ou seja, quanto mais caro melhor. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente visto que é possível que um preço mais competitivo ofereça a mesma qualidade, porém por se tratar de uma marca menos conhecida, seja considerada inferior. 

Logo, é necessário que a estratégia de preço esteja bem definida e alinhada com o que seu público está disposto a pagar e como ele vai enxergar esse preço apresentado. 

Sendo assim, preço é o quanto custa seu produto em relação ao mercado. Exemplo: R$20,00. 

valor, está ligado ao abstrato, intangível, as vantagens que ele vai adquirir, não pode ser expresso em número. Exemplo: suporte, qualidade, pós-venda, ou seja, a percepção acerca do que está sendo adquirido, podendo ser diferente para cada pessoa. 

Para que o valor desejado seja percebido pelo cliente, invista em branding, apresente um diferencial competitivo, conheça seu público e a jornada de compra dele. 

Tenha em vista que o cliente não compra somente o produto, compra as vantagens também. Sendo assim, invista em boas estratégias de preço e valor. 

Acesse aqui para entender como agregar valor. 

Para realizar a gestão comercial e de relacionamento com seu cliente, conte com uma plataforma completa, presente desde o primeiro contato com seu cliente. Tenha acesso aos painéis gerenciais atualizados em tempo real na palma da sua mão. Ilumimais é seu grande aliado no aumento de margem de lucro. Agende uma demonstração. 

Mais Publicações