Conhecemos as dificuldades encontradas por empresários de manter a fidelidade de seus clientes, frente a diversos concorrentes que entregam um serviço semelhante ao seu. Por isso agregar valor é uma grande diferencial que te auxilia a alcançar o sucesso. Essa expressão “agregar valor” é comumente ouvida e muito se fala do quão importante é que seja agregado ao seu cliente. Mas afinal, o que é agregar valor e como fazer isso?
Agregar valor é entregar algo ao seu cliente que excede as expectativas dele. Esse valor deve ser agregado desde o início do processo comercial, do primeiro contato do cliente com o serviço até o pós-venda. Fazendo isso, você atrairá os clientes a voltar a adquirir seus serviços, pois mostrará o quão importante ele é.
Esse valor não é especificamente o valor monetário, ou seja, o valor do serviço. É como seu serviço é percebido, se ele tem um bom atendimento ao cliente, um ambiente agradável, se tem um bom custo-benefício, entre outras características. Quanto mais valor for agregado ao seu serviço, mais fácil será manter os clientes que já possui e atrair novos.
Existem algumas formas de agregar valor, como por exemplo, dê agrados aos seus clientes, ofereça um café, um suco, mostre que também tem um local destinado a sentar para descansar. Pois, por exemplo, se a pessoa for acompanhada e o acompanhante não quiser ver os produtos, pode ficar sentado esperando. Dessa forma terá tranquilidade para visitar a loja toda.
Lembre-se de atender bem, seja simpático ao falar com seu cliente, deixe-o falar e em seguida fale. Busque primeiro entender o que ele precisa e ofereça o que vai atendê-lo no primeiro momento, não ofereça toda a loja ou todos os serviços. Primeiro supra a necessidade dele e em seguida ofereça itens complementares que irão ajudá-lo. Apesar de o foco ser a venda, seja bater meta, o foco principal é criar um relacionamento com ele e agregar valor ao máximo.
Assim como qualquer relacionamento, você e seu cliente devem sempre estar próximos, sem perder o contato. Tenha consigo as informações sobre eles, suas preferências e o máximo de informações que conseguir para se tornar cada vez mais próximo dele e oferecer algo que você sabe que ele gostará. Com essa atitude, certamente agregará muito valor para o seu cliente.
A base de um relacionamento é a sinceridade, com seu cliente não deve ser diferente. Sempre seja sincero, caso haja um erro e ele foi seu, admita. Os clientes percebem quando os vendedores tentam atrelar a culpa para o cliente com intuito de não se responsabilizar.
É importante que seja dado retorno aos e-mails, ligações e mensagens dos seus clientes, não é legal precisar de uma informação e de ajuda e não obter retorno. Sendo assim, sempre retorne. Caso você não possa ajudar naquele exato momento, avise que recebeu a mensagem e que ajudará o mais rápido possível, mas no momento não será possível.
Cumpra os prazos estabelecidos. Se você informou ao seu cliente que a melhoria será entregue em 10 dias, entregue no prazo. Atrasar é algo que quase não deve ocorrer, e quando acontecer, avise de imediato ao seu cliente, não espere que ele entre em contato com você, pois mostrará preocupação com o que o atraso acarretará.
Peça que seus clientes que dêem feedback do atendimento e do serviço sempre que possível para que dessa forma você saiba dos pontos positivos e negativos para que sejam trabalhados.
Inove. As pessoas gostam de novidades, então pesquise formas de inovar dentro do seu segmento e insira isso na sua empresa. Outra coisa que agrega valor é vender a experiência, por exemplo, no salão a mulher não vai somente colocar unha de gel, ela vai em busca de melhorar a aparência, de aumentar a autoestima e ter unha de gel traz certo status na sociedade. Tudo isso está incluso nesse serviço, então ofereça a melhor experiência possível dentro do seu estabelecimento.
Uma tática boa é junto com o serviço vender um outro serviço ou produto, por exemplo, após finalizar a unha de gel a manicure te oferece um hidratante de cutícula para que ela cresça saudável e fique imperceptível com a unha de gel. Pronto, além do serviço, a manicure vendeu um produto.
Esperamos que com esse conteúdo e com essas dicas a sua empresa alcance o sucesso.
Visando o melhor controle, auxílio em questão de follow up e gestão de todo o processo comercial, queremos te apresentar o Ilumimais, sistema de gestão inteligente. Pensando em você, prestador de serviço, e em suprir as dificuldades que possuem, incluindo trazendo a visibilidade.
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