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Como fazer o benchmarking?

23/10/2023 16:00 - Categoria(s): Marketing

Faz parte do ser humano realizar comparações, isso ocorre desde que é criança e segue ao longo da sua vida e isso não é diferente no meio empresarial, afinal, é composto por pessoas.  

Benchmark é um termo em inglês, que significa referência. Sendo assim, o Benchmarking é se referenciar em outras corporações, seja do seu segmento ou não, para se atualizar e abrir a mente para novas ideias. Ou seja, comparar desempenho das empresas e acompanhar os resultados da concorrência. Não é copiar algo existente, mas sim se referenciar. Esse processo deve ser realizado com base em estudos e é necessário ser criterioso quanto ao que cabe a sua empresa se inspirar ou não. 

Para utilizar essa técnica, é preciso primeiro conhecer seu produto, sua empresa e o mercado no qual atua. Tendo um conhecimento profundo desses pilares terá uma base sólida para avaliar as referências, pois é necessário compreender o contexto, a estrutura da estratégia, o objetivo, se faz sentido para sua empresa e persona, enfim, a análise não pode ser superficial. Sendo assim, com essa base saberá o que pode ser uma referência positiva para empresa e uma negativa. 

Por exemplo, se o seu concorrente está vendendo muito e atraindo pessoas para a loja física e você não consegue atrair os clientes, é importante que entenda o que essa empresa está fazendo de diferente, cabe inclusive realizar uma pesquisa de campo, pergunte aos clientes. O ponto relevante é compreender as boas práticas realizadas e entender como aplicar na sua empresa. 

Os benefícios dessa técnica são, manter a empresa atualizada, afinal, estará sempre buscando novas ideias e estudando os concorrentes. Mantendo-se atualizado e aprimorando as estratégias, aumenta a possibilidade melhora nos resultados. Possibilitará a visibilidade de como está sua empresa em relação a concorrência.  

Compreender as diferenças e os caminhos que levaram cada empresa no local que elas se encontram hoje. Comparando a sua empresa com o concorrente, saberá se os resultados estão realmente de acordo com o esperado.  

Com essa técnica, é possível identificar tendências e criar novas estratégias com uma base sólida. Aprimorar a empresa, seja no processo, comunicação ou qualquer outro setor envolvido. 

Além da pesquisa de campo, é possível utilizar de outros métodos para aprimorar o conhecimento, o networking ajuda muito nesse estudo, seja participando de grupos de mentorias e estando sempre atento as novidades. Além de artigos na internet e palestras. 

Com esse estudo aprofundado e uma base sólida, é esperado que o resultado da sua empresa aumente e é necessário que um sistema de gestão completo, que gerencie desde o primeiro contato até a entrega do projeto ou do serviço, que seja possível acompanhar os resultados em tempo real. O Ilumimais é perfeito para o segmento de prestação de serviço, integramos com diversos sistemas e centralização dos dados. Conte com um sistema ágil e 100% web.  

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