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Ciclo de Vida do Cliente

13/02/2023 09:00 - Categoria(s): Funil de vendas | Vendas

Este ciclo é o tempo que um cliente permanece em sua carteira de clientes, é contado a partir do momento que ele tem contato com a sua empresa. 

Conhecer com profundidade as etapas deste ciclo permite que elabore as melhores estratégias e coloque em prática ações assertivas que aumentará o resultado de novos clientes, como auxiliar a manter os clientes que já se encontram em sua carteira pelo maior período de tempo possível. 

Para que não haja desperdício de tempo, recurso e dinheiro, é necessário planejar todas as ações referentes a cada etapa para que seja o mais proveitoso possível. 

Essas etapas são: Segmentação, Aquisição, Rentabilidade e Recuperação. 

1) Segmentação: é a fase na qual você conhece sua persona, todas as dores, necessidades, desejos, saber do que ele precisa, a linguagem que utilizará para se comunicar. Com essas informações em mãos, é possível criar estratégias específicas. O sistema de CRM é ótimo para fazer toda a gestão dessa futura relação e armazenamento desses dados coletados. Além de ter uma ferramenta para centralização das informações, é necessário que saiba as ações que precisa tomar com cada cliente para oferecer um atendimento personalizado. 

2) Aquisição: tendo concluído a fase 1, podemos iniciar a fase de atrair e conquistar. Lembrando que com as informações obtidas anteriormente, torna-se mais assertiva a sua comunicação e sua conversão de leads. Para isso, invista nas redes que sua persona está, seja Google, Instagram, Facebook, LinkedIn e outros. Direcione sempre a sua comunicação para a persona e aproxime a empresa do cliente sempre que possível. 

3) Rentabilidade: este é o momento de concretizar a venda e obter o retorno de todo o investimento realizado. Após adquirir seu produto ou serviço, mantenha um relacionamento próximo com seu cliente e ofereça outros produtos e serviços que possui, o upsell é uma ótima maneira de aumentar o ticket médio. Acompanhe todas as métricas e indicadores para aprimorar a estratégia. Essa fase é de extrema importância, visto que se todo cliente que comprar com a sua empresa, comprar somente uma vez, será necessário ficar sempre investindo em novos clientes e reter é mais vantajoso do que conquistar novos

4) Recuperação: por melhor que seja sua empresa e as estratégias, ainda poderá sofrer com a perda de clientes. Havendo insatisfação do seu cliente, acredite, se ele encontrar algo melhor no mercado, irá comprar com a concorrência. Porém, todo cliente dá sinal da sua insatisfação, por isso, também, é muito importante que tenha um relacionamento de confiança com seu cliente, para que ele te ofereça feedback e você possa aprimorar os pontos necessários para diminuir o máximo possível as chances de perdê-lo.  

A partir do momento que está ciente de todo o processo e conhece seu público, invista nas melhores estratégias, comunicação e equipe para que todos estejam alinhados com o objetivo da empresa. Acompanhe todos os resultados em tempo real, para isso, conte com o Ilumimais, sistema de gestão inteligente, estamos presentes desde o primeiro contato até a entrega do projeto/serviço. Agende uma demonstração. 

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