Vantagens de fazer Follow Up
As ações de follow up são ótimas para otimizar processos, não te deixa esquecer de uma ação importante e acompanhar prospects, oportunidades e clientes.
É necessário pensar estrategicamente para que os follow ups sejam realizados no momento certo, ou seja, deve considerar o timing. Pode ser que seja necessário personalizar para cada um, para isso o vendedor deverá estar atento a todas as particularidades desse prospect ou cliente em questão.
As vantagens de se investir nessa ação é que ela possibilita, que a partir do contato com seu cliente perceba a necessidade particular que pode também ser atendida pela sua empresa.
Dessa maneira criar uma estratégia de expansão e retenção é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Visto que por ser seu cliente, ele já conhece o seu trabalho.
Relacionamento com cliente, algo crucial e diferencial nos dias de hoje, pois é pouco investido pelas corporações atualmente. Ele aproxima o cliente de você, apresentando-se disposto a ajudar e a auxiliar a alcançar os objetivos. Esse contato deve ser mantido do início até o pós-venda.
Sendo assim, é muito mais que uma venda, e sim estar mais e mais perto de obter sucesso.
Além de diminuir a taxa de churn (cancelamento/perda de cliente), um indicador de desempenho relevante, pois estará próximo e ao perceber a insatisfação e distanciamento, poderá realizar ações que mudem a visão do cliente para uma positiva.
Sem o contato com ele, isso não seria possível e poderá parecer repentino. Incluindo o preparo, pois não será pego de surpresa, saberá exatamente o quanto o cliente está pensando sobre a sua empresa.
Ações de follow up também são muito utilizadas em telemarketing e contato com cliente. Por exemplo, quando você liga para um cliente e ele fala que não pode, mas que é para retornar no dia seguinte. Porém, você não anotou, não foi lembrado dessa ligação e acaba se perdendo essa informação.
Com um sistema de CRM, ao registrar o seu contato e a necessidade de ser lembrado, você será notificado acerca das coisas que precisa fazer. Lembrando que, não basta ter um sistema, é necessário ter uma estratégia e inserir as informações nela.
Sendo assim, um gestor deve organizar os follow ups necessário de acordo com o tempo disponível. Isso vale para as tarefas macros, por exemplo, quantas ligações precisam fazer. Porém, follow up de lembrar de retornar cliente, por exemplo, deve ser realizado pelo próprio colaborador.
Deve-se considerar que o excesso de cobrança pode gerar uma falta de motivação e estímulo. Sendo assim, não esquece também de elogiar, de incentivar, estar presente, demonstrar a importância da pessoa e da função realizada por ela.
A cobrança deve existir, afinal, é esperado algo desse colaborador, porém o excesso pode ser prejudicial.
A gestão de follow up ocorre em diversas áreas da empresa, por isso conte com o Ilumimais CRM. Sistema completo e presente em todas as etapas desde o primeiro contato até a entrega do produto/serviço. Somos especializamos em prestadores de serviço e entendemos como a ação de follow up pode aprimorar ainda mais o seu negócio. Agende uma demonstração.