O que é um SDR?
SDR não é um vendedor, ele faz parte do setor de pré-vendas. SDR é uma sigla, em inglês, que significa Sales Development Representative, em português, Representante de Desenvolvimento de Vendas.
O que faz um SDR?
De maneira geral, a função de um SDR é qualificar os leads de uma lista existente, aprofundar os conhecimentos nos prospects. Fazer ligação e entender a demanda, se está no momento de fazer uma demonstração, apresentar melhor.
Importante identificar se há interesse em conhecer o produto/serviço, se há dúvidas, saná-las e também de certificar se há aderência desse prospect para o produto ou serviço oferecido pela empresa. Ter essa ciência é muito importante que se invista tempo em quem tem interesse ou está começando a ter e também em quem pode adquirir. É frustrante um SDR e um vendedor investir tempo e esforço e no final do processo descobrir que o prospesct não tem aderência e não fechará o negócio.
Como também recolher o máximo de informações relevantes para que o vendedor se prepare para fazer uma apresentação e oferta de acordo com o interesse daquele prospect em específico, agregando ainda mais valor.
É muito importante que cada contato realizado seja registrado para que haja um histórico atualizado das ações e diálogos que ocorreram com esse prospect para que esteja tudo bem atualizado. Existem sistemas que fazem esse gerenciamento, um deles é o CRM, falaremos dele mais à frente.
Vantagens
As vantagens de contar com um profissional de SDR é que há aumento de conversões, visto que os contatos são mais assertivos e as apresentações com mais valor agregado para o prospect. O processo de contato até a conversão pode ser mais ágil, visto que a qualificação auxilia nesse processo, além de redução do churn, porque a empresa estará alinhada com a necessidade deste futuro cliente.
Porém, é bom frisar o que não é função de um SDR. Além de vender, visto que ele não vende e sim qualifica e encaminha para o setor de vendas para seguir com o processo. Também não é função dele realizar o telemarketing, pois ele só entrará em contato com alguém que já deu algum sinal de interesse no que a empresa oferece.
Diferença do BDR
BDR também faz parte do setor de pré-vendas, é uma sigla, em inglês, que significa Business Development Representative, em português, Representante de Desenvolvimento de Negócios.
A principal diferença entre SDR e BDR, é que o primeiro está relacionado ao Inbound Marketing e o seguindo ao Outbound Marketing. Ou seja, a função do Representante de Negócios é ir em busca desses leads e qualificar. Sendo assim, o BDR entra em contato, seja por e-mail, telefone ou afins, com pessoas que não houve interação anterior.
Dessa maneira, o SDR e o BRD têm funções muito importantes para que seja potencializada as vendas, assim fornecerão todas as informações relevantes para o vendedor. Visto que se o vendedor tivesse que realizar também essas duas funções, pode ocorrer de não ser realizada na sua totalidade.
Essas informações e registros de contatos devem ser sempre atualizados dentro de alguma plataforma e o CRM é perfeito para isso, visto que avisará quando deve ser realizado cada contato, conforme cadastrado pelos SDR e BDR. Além de poder ter a centralização das informações. O Ilumimais CRM, além de todas as funcionalidades, ainda conta com integração de sistemas, incluindo de automação de marketing. Estamos desde o primeiro contato até a entrega do projeto/serviço. Agende uma demonstração.