Personas
A persona é o perfil do seu cliente ideal, apesar de fictício, é baseado em informações reais, como por exemplo, lifestyle, comportamento, dados psicográficos e demográficos, dores, necessidades, sonhos, motivações, saber com o que trabalham, sua rotina, hobbies. Desta maneira, deve-se obter os dados por meio de pesquisa e não de dentro da cabeça para que seja realizado esse processo de forma concreta.
Tendo essas informações em mãos, é possível definir como e onde será a comunicação, a linguagem a ser utilizada, os assuntos de interesse para elaboração da estratégia do Marketing de Conteúdo, layout das artes e site, escolha de influencers (caso decida incluir na estratégia), cores a serem utilizadas e outras diversas áreas.
Afinal, o foco é o cliente e as estratégias precisam ser direcionadas para ele para serem mais assertivas, alinhadas e darem o melhor retorno. Isso também impedirá que você ofereça algo para a pessoa errada, como por exemplo, carne para vegetariano.
Sabendo com quem se está falando, fica mais fácil atender as necessidades e agregar valor, pois você conhece a pessoa e saberá como tornar tudo mais visível e atraente.
Diferenças entre persona e público-alvo
Persona é individual, é o perfil de uma pessoa em específico, como por exemplo, Ricardo, tem 27 anos, formado em administração e cursando pós-graduação em gestão de empresas, mora em Vitória, classe média alta. Gosta de sair com os amigos, porém tem pouco tempo disponível visto que sua rotina é bastante acelerada. Se atualiza dos assuntos relevantes por meio de livros, blogs e newsletters.
Público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, segmentação do mercado inserido, como por exemplo, empresários de 35 a 50 anos, que moram no Rio de Janeiro, classe alta e que buscam ampliar os negócios.
Conforme apresentado nos exemplos, o público-alvo é mais genérico enquanto as personas são bem específicas. Devido a isso, as personas têm sido mais utilizadas, pois a comunicação será mais alinhada por já ser apresentada todas as características de como que se quer falar.
Porém, um não exclui o outro. Sendo assim, é possível ter um público-alvo e também as personas para criação das estratégias do Marketing.
Conhecendo sua persona com profundidade, ou seja, saber o máximo de informações possíveis, saberá como agregar valor, saberá onde, o que e quando comunicar, os assuntos de interesse, escolha das melhores palavras-chave, o que auxiliará nas campanhas pagas e orgânicas.
O processo para criar a persona começa com o buscar conhecimento, ou seja, coletar os dados através de pesquisas quantitativas e qualitativas, podendo se utilizar de pesquisas já realizadas e como também pode realizar pesquisas.
Antes de elaborá-las, é necessário que tenha um objetivo bem definido e, se possível, conte com um profissional da área de pesquisas para que seja feito de forma mais fidedigna, ou seja, que a amostra utilizada seja realmente a representação necessária. Também que sejam elaboradas as perguntas para que flua como uma conversa para abrir espaço para que o entrevistado consiga ter um espaço para fala e que não seja invasiva. Pode ser realizada tanto presencial como online. Se conseguir entrevistar os seus clientes, é ainda melhor.
As perguntas devem ser de cunha pessoal, ou seja, idade, gênero, tem filhos, classe social e entre outras. Pergunta de estilo de vida e áreas de interesse, como onde busca informações e o que geralmente consome. Perguntas sobre trabalho como, cargo, objetivo profissional e entre outros.
Após o processo de coleta de dados, é necessário analisá-los, encontre os padrões de respostas e os mais comuns devem ser inseridos nas características das personas. Entenda as particularidades e as características em comum do grupo de pessoas entrevistadas e verificadas em pesquisas já elaboradas por terceiros.
Com tudo isso em mãos, é o momento de colocar as mãos na massa, ou seja, criar as personas, sugerimos que crie 3 personas. Dê nome a cada uma delas e um rosto para não somente tangibilizar mas para que também seja humanizado.
Observação: empresas b2b também têm personas, afinal, as empresas são compostas por pessoas.
Para realizar a gestão de todo esse processo e centralizar as informações coletadas, utilize o Ilumimais CRM, que é muito mais que um CRM. Nele será possível fazer a gestão desses dados como também a gestão comercial completa, desde o primeiro contato até a pós-venda. Agende uma demonstração.