Gatilhos mentais, mas o que é isso?
Durante todo o dia, tomamos diversas decisões, desde a roupa de vamos usar, ao caminho que faremos para sair e dentre muitas outras coisas. Decisões das quais podem ser tomadas conscientemente ou no inconsciente, que por vezes não lembramos de ter feito, pois é automático.
Por ter que tomar tantas decisões, nossa mente seleciona quais investiremos mais tempo, por exemplo, na compra de um novo carro, é necessário que se invista mais tempo na tomada de decisão.
Logo, surgem os gatilhos mentais, para filtrar as decisões que nosso cérebro investirá menos, ou seja, decisões que tomaremos no automático. Sendo assim é possível engajar mais as pessoas e influenciar na decisão de compra.
Resumindo, gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe que influencia na decisão de compra. Elas são muito utilizadas na área de marketing e vendas, pois é possível persuadir seus potenciais clientes a realizar uma compra.
Existem diversos gatilhos mentais diferentes:
- Urgência – diretamente ligado a algo que tem pouco tempo, ou seja, algo que seja limitado, de edição limitada. Às vezes não notamos tais itens, porém pelo fato de ser de edição limitada, as pessoas tendem a ter essa urgência, independentemente de ter essa necessidade ou não. A decisão é tomada de imediato.
- Escassez – resumidamente é oferecer uma quantidade limitada daquele produto, informar quantos ainda restam ou quantas pessoas estão visualizando aquele item. Isso desperta a necessidade de compra. Um exemplo básico, haverá um pocket show com somente 450 ingressos.
- Autoridade – tende-se cada vez mais a seguir alguém que temos como autoridade no assunto, isso é tão comum na nossa sociedade que marcas pagam para youtubers e blogueiras para divulgarem suas marcas pois sabem que o público que as assiste irá adquiri-lo ou pensar em adquirir. O mesmo acontece com a televisão, vemos pessoas com autoridade usando tal produto e muitas pessoas pensam “vou usar tão produto porque tal pessoa usa”.
- Prova Social – “porque todo mundo vai”. As pessoas sentem a necessidade de estar por dentro, ou seja, “todo mundo vai assistir Coringa, eu nem gosto, mas todo mundo vai, até parece que só eu não vou”. Somos seres sociais e necessitamos fazer parte de um grupo, por isso muitas vezes nossas escolhas são baseadas nas escolhas de outras pessoas. Por isso a importância de demonstrar em números, por exemplo, 22 milhões de pessoas assistiram Coringa.
- Porque – somos seres que buscam a razão de tudo, somos curiosos. E isso também se aplica as marcas, quando ela tenta vender um produto e apresenta as razões de porquê escolher tal marca, quando são apresentados os motivos de forma racional, tendemos a aceitar mais.
- Reciprocidade – somos comumente recíprocos àquilo que recebemos, ou seja, caso uma empresa seja legal, atraente, mostre que se preocupa e segue alguns princípios do inbound marketing, as pessoas se sentirão atraídas a comprar cada vez mais nessa empresa, pois é tratado como único, como alguém muito especial. Cada mensagem, cada abordagem nas lojas é feita especificamente para essa pessoa.
- Novidade – tudo que é novo, que acaba de lançar, desperta a necessidade de compra. Um exemplo muito comum é celular, você tem um celular relativamente novo, bom, não há defeitos neles, porém lança um celular novo, quase não tem diferença em relação ao seu, porém ainda sim, você deseja comprar. Porque ele é novo e você PRECISA dele. Porém isto não é real, é somente um gatilho utilizado para te incentivar a comprar.
- Antecipação – quando algo vai ser lançado e é bem divulgado, as pessoas têm boas expectativas em relação a isso, principalmente quando suas funcionalidades são bem-apresentadas pois como o futuro é incerto, ter uma ideia de como vai funcionar algo a ser lançado, é um bom incentivo a adquiri-lo.
Agora, conhecendo os principais gatilhos existentes, lembre-se de usá-los nas estratégias de marketing e vendas pois eles influenciarão diretamente na decisão de compra do seu consumidor em potencial.
É importante lembrar que tudo que for apresentado ao seu cliente deve ser verdadeiro, pois uma mentira quando descoberta acaba com toda reputação de uma empresa. Use os gatilhos com prudência.
Esperamos que tenha gostamos e até a próxima.