O funil de venda, também conhecido como pipeline, é a jornada do cliente que contempla o primeiro contato até a concretização de venda. Apesar de apresentar-se como um conceito novo, ele não é. Existe há anos e possui diversos benefícios.
Essa jornada é dividida normalmente em 3 fases: topo, meio e fundo de funil. Porém, entendemos que o pós-venda é muito importante como parte de um relacionamento com cliente que deve ir além da venda.
Qual diferença das fases?
Topo de funil: é referente a fase da descoberta, na qual a pessoa ainda está descobrindo que possui um problema e busca informações referentes a isso para entender melhor. Geralmente, nessa fase são investidos em conteúdos um pouco mais genéricos a respeito do problema, blogs, podcasts e afins. Quando ele compreende que tem o problema, ele começa a iniciar a busca por soluções. Até o momento, não tente vender, a preocupação é em definir que possui um problema a ser resolvido.
Meio de funil: nesta fase é preciso investir em conteúdos mais profundos, em qualificar, entender a necessidade e apresentar a solução e sua abrangência. Invista tempo em conhecer e oferecer algo que esteja dentro das expectativas, que agregue valor, ou faça melhor, ofereça algo que exceda o que o prospect espera. Afinal, ele estará buscando diversas soluções e se destacar com um diferencial marcante, pode ser decisivo no momento de escolha.
Fundo de funil: momento de decisão, no qual é escolhido qual solução melhor atende. Hora de negociar e fechar o contrato, transformando o prospect em cliente.
Pós-venda: continue o contato com seu cliente, veja se ele está gostando da aquisição, se está tendo dificuldades, coloque-se a disposição para ouvir e esteja em prontidão para ajudar. Esta fase é crucial para se certificar da satisfação, conferir se é possível aplicar estratégias de retenção e extensão.
Vantagens
Quando se conhece com que está falando, entende as necessidades, qualifica e oferece algo de valor, a chance de oferecer algo de grande valor agregado e de mantê-lo como cliente por mais tempo é maior, ainda mais investindo em estratégias de retenção, verificando a satisfação e atendendo as expectativas do cliente.
Como consequência, a taxa de cancelamento será menor e o volume de indicação e de vendas aumentará. Visto que, diante de uma empresa que cumpre mais do que as expectativas geram um buzz, ou seja, as pessoas indicam umas para outras e com isso a rede de clientes vai aumentando.
Isso pode ser ainda mais elevado se criar uma estratégia voltada para recompensar as indicações, dependendo do público.
Como gerenciar?
Esse funil é composto por pelo menos duas equipes, no geral, marketing e vendas. Sendo assim, além de cada membro das equipes, há o gestor das mesmas que precisando constantemente acompanhar os resultados das equipes, individuais e cruzar os dados de quantos leads entram e quanto concretizam a venda, o tempo deste processo e entender melhor o cenário que da empresa.
Sendo assim, é preciso investir na centralização das informações para aumento de produtividade, agilidade e diminuição de duplicidade de informações. O sistema CRM é perfeito para integração entre as equipes com atribuição de responsabilidade, além de manter o histórico e apresentar dashboards, pipeline e integrar com outros sistemas. Porém, algumas funcionalidades variam de acordo com a empresa, de acordo com o foco.
O Ilumimais CRM é perfeito para o segmento de prestação de serviços, somos especialistas neste segmento e contamos com todas as funcionalidades do parágrafo anterior e muito mais. Estamos presentes desde o primeiro contato até o pós-venda. Agende uma demonstração.