Entenda Margem de Lucro
Para que uma empresa se mantenha operando, é necessário que diversas áreas estejam funcionando de maneira organizada. Sendo assim, é de extrema importância que haja o controle financeiro para o planejamento e viabilidade das ações a serem tomadas. Essa é a área fundamental e merece a devida atenção, visto que pode causar a falência do seu negócio.
O planejamento é a chave para a sobrevivência e permanência da empresa no mercado, confira mais acessando aqui.
Antes de falar sobre margem de lucro, você sabe o que é lucro?
Lucro é toda diferença do valor vendido em relação as despesas e custos, ou seja, vendas – despesas e custo = lucro.
Sendo assim, o total de vendas foi R$ 100,00 reais e as despesas e custos foram R$60,00. Desta maneira, o lucro foi de R$40,00.
Já a margem de lucro é a porcentagem do lucro em cima da venda, o resultado informará a lucratividade. Este cálculo é feito com a seguinte fórmula Lucro/total = valor x 100 = lucratividade.
Usando o exemplo acima para entender a lucratividade, 40/100 = 0,04 x 100 = 40% de lucratividade.
Cada negócio e setor tem uma média de lucratividade, porém, a média é ideal é 20% a 30% para serviço, 10% a 20% para produto e 7% a 12% para indústria. Porém, vale ressaltar que é necessário fazer uma análise individual da sua empresa.
Entendendo a lucratividade do negócio, é possível tomar decisões estratégicas como o aumento e a redução do preço do produto, investir em melhorias, novos colaboradores, entre diversas outras ações.
Diferença de custo, despesa, preço e lucro.
Custo: está relacionado com a confecção do produto, como por exemplo, produção, mão de obra e material.
Despesa: está relacionado com o administrativo, como por exemplo, luz, aluguel, salário e água.
Preço: é o valor no qual o seu produto é vendido
Lucro: diferença do valor vendido em relação as despesas e custos.
Agora que já está a par dos conceitos e da importância da margem de lucro, te daremos 3 dicas para aumentar o lucro.
Como Aumentar lucro
Preço competitivo: entenda como está o mercado, os concorrentes e os preços praticados por eles e verifique se, no seu caso, é possível oferecer um preço mais competitivo, mais atraente, pois esse é um fator relevante quando se busca um produto/serviço, juntamente com ótima qualidade do que é oferecido.
Reduzir gastos: analise os custos e despesas pois pode haver gastos desnecessários ou que podem ser renegociados.
Relacionamento com cliente: esta é a chave para um aumento de margem de lucro. Visto que o relacionamento tem como base a confiança e o diálogo, desta maneira, ele reconhecerá sua relevância e de seu produto/serviço a partir do momento em que você busca entendê-lo e atendê-lo da melhor forma possível. Ouça o que seu cliente tem a dizer e esteja aberto para sugestões e críticas. Com o relacionamento estabelecido, será mais viável que ele te recomende para outros clientes e continue adquirindo seu produto usual ou até ampliar o valor de compra. Acesse aqui e entenda a importância desta relação.
Para realizar a gestão deste relacionamento, conte com o Ilumimais CRM, somos especialistas em prestação de serviço. Estamos presente desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do projeto ou do serviço. Realize toda gestão comercial, contratual, projetos, atendimento e muito mais. Agende uma demonstração.