Copywriting no e-mail marketing
Copywriting, também conhecido como copy, é a maneira de se escrever com persuasão e objetividade, que influencia quem lê a tomar a atitude desejada. Isso porque desenvolve-se uma técnica, além de conhecer a persona, fator crucial para escolher a linguagem que deve ser utilizada.
Sendo assim, ter o copy como técnica de e-mail marketing é muito importante, pois diariamente recebemos altas quantidades de e-mail e essa estratégia busca destacar o seu e-mail dos diversos.
Junto ao copy, deve-se ter alguns pontos definidos, como por exemplo: Qual sua expectativa com o e-mail, o que busca alcançar, o objetivo e qual persona?
Existem alguns pontos que merecem atenção e devem ser levados em consideração, são eles:
- Conheça com quem você está falando: como dito acima, saber com que você está falando indica a linguagem e também o vocabulário a ser utilizado. Visto que, por exemplo, falar sobre o tema de advocacia com um advogado é diferente do que falar com alguém de finanças.
- Título Atrativo: e-mails com o título que já se apresentam como venda são menos atrativos, busque falar sobre o problema. Por exemplo, “Aumente as vendas da sua empresa” e “Diminuição de Receita”. A primeira opção está deixando claro o intuito, já o segundo, não diz 100% o que é, mas a pessoa se identifica com essa dor.
- Corpo do E-mail: é o momento em que reforça o problema e a apresenta a solução. Nesse momento, é ainda mais crucial o copy, pois é quando será gerado o interesse do contato e a tomada da ação. Se tiver testemunhas ou percentuais que comprovem o potencial da empresa, pode ser interessante utilizar nesse momento.
- Fale diretamente com a pessoa, ou seja, personalize. Ao invés de “Boa tarde”, diga “Boa tarde, Cláudia”. Isso torna a mensagem mais pessoal, aproximando o remetente do destinatário.
- CTA: é crucial que após a mensagem, você indique a ação que espera que a pessoa tome, não precisa se alongar, por exemplo, conheça as nossas soluções e funcionalidade clicando no link ao lado para agendar uma demonstração. Seja direto, por exemplo, agende uma demonstração clicando aqui.
Existem outros pontos que requerem atenção, porém esses são cruciais para iniciar sua campanha de e-mail marketing de sucesso.
Após estruturar o e-mail, é interessante criar uma estratégia de cadências de e-mail, algo que pode ser realizar por meio de sistemas de automação de marketing. Sendo crucial o acompanhamento e aperfeiçoamento de cada e-mail. Faça teste e continuem aprimorando.
Isto é o início do relacionamento com cliente, pois ele começa no primeiro contato. Para gestão deste contato, existe o Ilumimais CRM, sistema de gestão completa, voltada para o segmento de prestação de serviço, integra com sistemas de marketing, ERP e muito mais. Agende uma demonstração.