Como prospectar novos clientes
A prospecção é uma parte ativa da empresa na qual se busca novas oportunidades de negócio. Uma técnica bastante utilizada é o Inbound Marketing, ou seja, aquele que atrai o público para você. Porém, o Outbound Marketing ainda é muito utilizado, que é quando se vai em busca de novos negócios.
Nesta etapa do processo, é crucial que se conheça com quem está falando, ou seja, busque informações daquela empresa, entenda o que ela faz e o segmento no qual faz parte. Conhecer o segmento auxilia na compreensão dos processos que compõe aquela empresa, pelo menos o básico.
Após conhecer bem, ofereça algo de valor, você já saberá cisto que conquistou uma ótima base a partir dos estudos. Seja objetivo e assertivo nas falas para que consiga ao máximo despertar o interesse e a atenção. Caso tenha pitchs criados, é o momento de utilizar, caso não o tenha, crie, caso não saiba o que é acesse aqui.
Essa objetividade nos contatos é importante pois as pessoas estão cada vez mais com o tempo escasso, na correria, e parar essa realidade para realizar uma venda, a priori pode parecer um incômodo.
Sendo assim, seja objetivo, as pessoas tendem a apresentar objeções. Esteja preparado para contra-argumentar cada ponto. Para que isso seja possível, é necessário além de conhecer o prospect, conheça bastante o seu produto. Comprove que o que está sendo oferecido se encaixa perfeitamente para aquele para quem vende, visto que às vezes, o prospect nem sabia que precisava do que você está oferecendo.
Esteja sempre atento as falas do contato, pois deve sempre respeitar o desejo dele. Ou seja, caso seja informado de que não há interesse, agradeça o contato, se coloque à disposição e se despeça com educação. Falar que não há interesse é diferente de apresentar uma objeção. Sendo assim, esteja atento.
Algumas ferramentas que podem te ajudar a atrair novos prospects, são as landing pages, elaboração de ebook, newsletter, webinars, lives em plataformas diversas, conteúdo no blog, investir em tráfego pago e orgânico, criar uma estratégia de e-mail marketing. As possibilidades são infinitas.
A partir do momento que conhece aquele que deseja que sua comunicação alcance, é possível saber onde é melhor investir. Porém, é importante que acompanhe os resultados e aperfeiçoe para que cada vez mais atraia novos prospects, saindo de lead para oportunidade.
Este acompanhamento de resultado pode ser realizado através de um CRM, sistema com foco na gestão de relacionamento com cliente, o qual já pode integrar com sistema de automação, auxiliando na gestão de marketing, sendo possível gerenciar os dados em uma única plataforma.
O Ilumimais CRM é especializado em prestação de serviço, integra com diversos sistemas e está presente desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do produto ou serviço. Agende uma demonstração.