Como o CRM ajuda a vender mais?
O software CRM, ou seja, de Gestão de Relacionamento com Cliente, é uma ferramenta que gera visibilidade tanto para os vendedores, como gestores. Vale lembrar que é necessário ter no DNA da empresa o foco no cliente e no relacionamento para que a utilização do sistema seja completa.
Esta relação cliente-empresa é importante porque não basta apenas vender, os concorrentes oferecem itens parecidos e é necessário que se tenha algum diferencial e o relacionamento é muito forte, visto que, estabelece uma troca de confiança entre as partes. Com isso, é possível se tornar próximo do cliente, entender e antever as dores e necessidades dos clientes, ele informará sua percepção quanto ao produto e/ou serviço, afinal, sabe que é ouvido e que sua opinião será levada em consideração.
Não se limite a somente a vender, busque se relacionar e o CRM pode ser uma ferramenta divisora de águas nesse processo. Isto porque as informações estarão centralizadas, estabelecidas e com notificações para não perder nada de vista.
O primeiro fator que te auxilia a vender mais é a centralização de dados, ter acesso a todas as informações em um único lugar, sem precisar buscar em diversos locais, podendo estar utilizando um dado desatualizado ou duplicado.
O Ilumimais CRM está presente desde o primeiro contato, ou seja, desde a lead é possível trabalhar dentro do sistema. Sendo possível ir acompanhando o progresso através do histórico, que te permite saber o que foi falado, quando isso ocorreu e inclusive programar a próxima ação ou contato.
O follow-up, ou seja, a notificação de alguma tarefa, ação, contato ou afins a ser realizado te auxilia a não depender da memória ou de olhar na agenda para saber o que fazer. Você pode programar para o sistema te notificar. E tudo que você programar estará dentro da sua agenda virtual, podendo ser integrada com seu e-mail, em alguns sistemas de CRM.
Sendo assim, sem mais perder o dia de entrar em contato com seu prospect/cliente. Afinal, não entrar em contato pode ocasionar em perda da oportunidade.
A visibilidade também está presente no saber seu desempenho em comparação a meta estabelecida. Ou seja, tanto os gestores como os vendedores podem acompanhar o andamento das vendas e quão próximos estão de bater a meta, sendo assim, proporciona um acompanhamento de performance em tempo real. Os gestores podem visualizar por vendedor, equipe, status e de outras demais formas por dashboards ou relatórios.
Este acompanhamento deve ser realizado de acordo com a necessidade da empresa, normalmente não se limita apenas a taxa de conversão, mas conta também com a análise dos clientes que não fecharam negócio, tempo de retorno dos vendedores, taxa de clientes que cancelaram, tempo de um lead até a venda realizada, o custo de aquisição. Existem diversas outras, sendo preciso entender qual indicador é relevante para empresa.
Além da centralização, follow-up, visibilidade e acompanhamento em tempo real, ainda há dois fatores que possibilitam o aumento das vendas, são eles: agilidade na proposta e processos automatizados.
Com sistema, é possível deixar os modelos de propostas prontos com as informações já oriundas do sistema e após inserir os itens da proposta e verificar as cláusulas, enviá-las em poucos minutos. O tempo varia de acordo com a complexidade da proposta a ser enviada. Cada alteração realizada na proposta, será gravada no histórico com a numeração da revisão. Visto que, as vezes o cliente muda forma de pagamento, solicita alteração de itens e afins. Sendo assim, além da agilidade, em alguns sistemas o histórico é preservado, como por exemplo, no Ilumimais CRM.
O mesmo vale para o contrato, os sistemas tendem a já ter um modelo pronto de contrato para ser utilizado e agilizar este processo. Além de alguns é possível vincular a proposta com o contrato, agilizando ainda mais.
É possível agilizar ainda mais tornando os processos manuais em automatizados. Ou seja, é possível deixar algumas demandas agendadas, organizadas para que sua equipe possa focar em demandas menos voltados para o manual e mais focadas em vendas, estratégias e afins. Por vezes, o trabalho manual ocupa um tempo precioso do seu colaborador. Com a automatização, é possível aumentar a produtividade da equipe.
Além disso, a integração entre as equipes é muito importante, visto que há empresas que contam com BDR, SDR, Marketing e Comercial. Ou seja, o prospect até se tornar cliente ele pode ter entrado em contato com diversas pessoas da empresa. Sendo assim, ter um histórico do que foi abordado auxilia a não precisar ficar fazendo perguntas para o prospect e nem pedir para que ele repita tudo. Além disso, as informações centralizadas ajudam para que caso outra pessoa precise te substituir, ela já sabe onde parou e o que fazer.
Se as equipes conseguirem se comunicar e trocar dados dentro de uma única plataforma, transforma a comunicação em algo mais ágil e prático. Isso também vale para a integração com sistemas, que possibilita esse gerenciamento de contas entre as equipes.
Todas essas funcionalidades no dia a dia fazem toda diferença quando se trata de vendas, incorporar essas transformações na sua empresa pode ocasionar em um aumento significativo nos lucros. O Ilumimais CRM é especializado no segmento de Prestação de Serviço, estamos presentes desde o primeiro contato até a entrega do serviço/projeto. Agende uma demonstração.