Como fazer o melhor pós-venda?
Primeiro precisamos deixar claro que não existe fórmula mágica para o melhor pós-venda e sim as melhores práticas para que sua empresa tenha o melhor.
Porém antes de começar, precisamos definir o que é pós-venda. Comumente é entendido como o momento após a compra. Pode ser entendido dessa forma quando, por exemplo, se trata de uma compra simples, como uma bolsa em uma loja. Mas, existem compras mais complexas que envolvem manutenção e diversos outros serviços que são utilizados um tempo após a compra. Dessa forma, fica o questionamento, o pós-venda é após a compra ou após o consumo?
Diante de umas questões levantadas acerca dessa definição, nós entendemos que o pós-venda é o relacionamento com seu cliente, seja durante a compra, após a compra, durante o consumo e após o consumo. De qualquer maneira, sua empresa deve ter presença ativa neste relacionamento.
Como todo relacionamento, deve-se cuidar para que este não se esfrie. Mostre preocupação e interesse nos desejos e necessidades de seu cliente em todo tempo, não somente no começo para que ele volte a comprar, mas que isso perdure.
Muitas empresas não realizam o pós-venda, para algumas o mais importante é realizar a venda, enquanto outras desconhecem a importância dessa etapa do processo. Porém investir nesse relacionamento só traz lucros, porque não somente seus clientes voltarão a fazer compras como também realizarão o “boca a boca”, conhecido como buzz marketing, que é quando um cliente faz propaganda, fala bem de uma empresa por livre e espontânea vontade a amigos, familiares e pessoas próximas.
Mantenha sempre atualizado seu banco de dados para que sua comunicação seja certeira. Mas como fazer um banco de dados? Pode começar com as informações básicas, como por exemplo, nome, e-mail, telefone e data de nascimento. Possuindo essas informações já é possível fazer ações voltadas especificamente para seus clientes, como por exemplo, mensagens e descontos de aniversário.
Outro benefício de ter um bom pós-venda é o feedback, espere um tempo plausível de consumo do item e pergunte aos seus clientes como foi o atendimento, peça a opinião do item e verifique se há alguma sugestão a ser feita.
Sendo assim, podemos resumir em 5 grandes benefícios de um pós-venda, são eles:
- Retenção de clientes
- Diferencial
- Buzz Marketing
- Feedback
- Cuidado com cliente
- Lucros
O cálculo que muitas empresas não fazem é que manter um cliente é mais barato e traz muito mais retorno do que adquirir novos. Pois é necessário investir muito mais para conquistar um cliente e se não possui o pós-venda, ele comprará somente uma vez.
Ao investir no relacionamento com seu cliente, não é necessário investir muito, uma ligação, uma mensagem, um bom atendimento são ações que possuem o custo baixo e trará um bom retorno.
Para te auxiliar nesse relacionamento, temos o CRM (Customer Relationship Manegement ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) para te apresentar, o Ilumimais. CRM pensado em você, buscamos entender suas dores e adaptar nosso sistema para que possa melhor te atender.
Com ele será possível gerenciar todo processo comercial e não somente do pós-venda, mas estamos presente desde o primeiro contato com seu cliente. Entre em contato conosco e agende uma demonstração. Será um prazer te ajudar a alavancar seu negócio.