Depende. Há diversas variáveis que precisam ser compreendidas antes de fechar uma parceria. Porém, diante das inúmeras oportunidades, comunicações e empresas com serviços/produtos parecidos, a parceira pode ser uma vantagem igualitariamente muito relevante para ambas as empresas.
Sendo assim, esse é o primeiro ponto a ser analisado, há vantagem para as empresas? Não basta apenas ser interessante para um, é preciso que se tenha uma ação de ganha-ganha.
Quando isso ocorre, é possível aumentar a credibilidade, confiança, potencializar a comunicação, vendas e visibilidade. Para isso, é necessário que a parceria seja bem estruturada, visto que uma empresa ajudará a outra para que ambas cresçam juntas.
É muito visível essa questão de parcerias no mundo digital, com digital influencers, youtubers, tiktokers e afins. Como também é possível ver as famosas “colabs” entre as empresas. Normalmente, são de segmentos diferentes que buscam diversificar, ampliar ou apenas reforçar a comunicação com um público. Porém, existem empresas concorrentes que se unem para um propósito em comum, apesar de não muito visto, por vezes ocorre.
Sendo assim, tenha bem estabelecido o objetivo da sua parceria. Por exemplo, comunicar com um público X. Sabendo disso, é necessário investir tempo buscando possíveis parceiros. Lembrando que você tem um objetivo para parceria, mas precisará apresentar uma vantagem para a empresa que irá propor. Posto isso, tenha um objetivo claro, vantagens estabelecidas e identifique os potenciais parceiros.
Analise o resultado dessa parceria, porém, entenda que toda ação de comunicação é necessário tempo para que seja mensurado. Algumas apresentam retornos mais rápidos, outros demandam um tempo maior. Basicamente, as empresas buscam que o resultado seja aumentar as vendas, porém pode-se aumentar o reconhecimento da marca, ou até mesmo conhecer a marca, considerar a marca no momento da compra, entre outras diversos opções.
Dessa maneira, é importante relembrar:
-
Tenha um objetivo com a parceria estabelecida;
-
Entenda que será necessário apresentar um ponto igualmente vantajoso para ambas as empresas;
-
Identifique as potenciais parcerias e entre em contato;
-
Análise e acompanhe os resultados junto ao parceiro;
-
Não perca de vista seu objetivo;
As principais vantagens da parceria, quando bem estruturada:
-
Potencializar a comunicação com o público, seja reforçando o que já possui ou um novo público;
-
Como consequência do ponto acima, as marcas alcançarão mais pessoas/empresas;
-
Custo-benefício, visto que todo investimento será dividido entre as empresas, sendo assim, mais comunicação a um custo mais atrativo;
Para acompanhamento de resultados, é possível realizar por meio do CRM, sistema de gerenciamento de cliente. Existem diversos no mercado, simples, complexos, abrangentes, específicos, cabendo a você buscar o que melhor atende suas necessidades e se adequa a sua realidade.
O Ilumimais é completo, presente desde o primeiro contato, até a entrega do projeto ou do serviço. Sendo assim, é possível fazer o gerenciamento em um único sistema, que se integra com diversos outros, como por exemplo, automação de marketing, WhatsApp e ERP’s. Somos especialistas no segmento de Prestação de Serviço.
