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Dicas de como fidelizar um cliente 

02/01/2023 10:45 - Categoria(s): Vendas

O desejo de toda marca é ter não somente um promotor da marca, mas sim um cliente fidelizado. Aquele que só compra com você, que divulga sua empresa a todos os conhecidos, família e amigos. Tê-los como clientes é bem importante, inclusive no aumento da receita. 

Para que isso aconteça, é necessário que você conheça seu cliente, seus desejos, seu anseio, suas necessidades e tudo relacionado a ele. Tudo que você souber será utilizado para fidelizá-lo, pois saberá exatamente o que oferecer ao seu cliente e quando fazer isso. 

 

Mas como fazer isso?

 

Pode ficar calmo, compartilharemos com vocês. 

Primeiro, precisa ter uma persona, o seu cliente ideal, precisa saber quem ele é, onde ele mora, se ele trabalha, qual grau de escolaridade e os demais dados demográficos. Também é essencial saber sobre o comportamento dele, principalmente o de compra. Conhecer o estilo de vida que ele levar. Em seguida é necessário saber o que ele quer, qual a demanda dele e como você pode suprir. Lembrando que para ser certeiro é bom saber quando seu cliente precisará ter a demanda suprida. 

 

  1. Mostre preocupação antes de se tornar seu cliente 

A partir do primeiro contato com seu cliente é de extrema importância que ele seja bem atendido, porque ainda está escolhendo onde comprar e se a experiência não for agradável ele não somente não voltará para empresa, como pode não levar nenhum produto e falar mal de você para conhecidos. Por isso, ao atender alguém seja simpático e atencioso, ouça com atenção o problema que seu cliente tem e ofereça uma solução viável para ele. Mostre o quão importante ele é. Pois isso fará toda diferença. Além do mais, crie estratégias para atrair as pessoas, utilize gatilhos mentais, entenda como pensam e agem as pessoas. 

  1. Tenha um relacionamento 

É necessário que invista em um bom relacionamento com seu cliente, lead ou prospect, ou seja, isso deve estar na mente de todos os colaboradores que a partir do primeiro contato o relacionamento é o foco. Mostre mais ainda o quão importante ele é, não ofereça somente produtos, envie e-mail com descontos, invista em e-mail marketing para datas comemorativas como por exemplo, data de aniversário. Pergunte para ele como foi o atendimento, peça um feedback. 

  1. Antecipar necessidade 

O fruto de um bom relacionamento é conhecer bem, sendo assim, conheça bem o seu cliente, saiba do que ele precisa. Tente ao máximo antecipar sua necessidade e oferecer no momento mais oportuno, pois ele certamente não esperará e terá suas expectativas elevadas. Além de acrescentar alguns pontos com ele pois mostrará o quão importante ele é devido ao seu atendimento personalizado. 

  1. Proporcione ótimas experiências 

Hoje, para atrair e manter um cliente não basta somente oferece um produto de boa qualidade, os clientes querem ter experiências e ótimas experiências ao realizar uma compra. Um ambiente agradável, bem decorado, com atendentes simpáticos e preocupados em atender da melhor forma possível, suprindo todas as dúvidas que venham a ter. 

  1. Ótimo atendimento 

Ninguém gosta de chegar na loja e falar para o vendedor o que ele precisa ou o problema que está tendo e o vendedor simplesmente não escuta e oferece mil coisas para você, menos o que precisa. Para o atendimento ser bom é necessário que ao atender o cliente, ele se sinta ouvido. Ofereça ao cliente o que ele deseja. Pode sugerir e mostrar outros itens pois ele pode vir a se interessar. Mas tenha em mente que deve atender o cliente e vê-lo como humano, não como um cifrão que te ajudará a bater a meta. É importante que o cliente saia satisfeito da loja. 

  1. Foque no cliente certo 

Quantas vezes você investiu muito tempo em um cliente que no final não levou nada? E pior, ele não estava interessado de verdade. Todos clientes devem ser atendidos com qualidade, porém ao escolher em quem investir mais tempo, se atente a quem realmente tem uma probabilidade de comprar, mesmo que seja futuramente. Acredite, se o cliente tem a intenção de comprar, mesmo que futuramente e ele é atendido bem, ele se lembrará de você e comprará com você. 

  1. Programa de fidelidade 

As pessoas amam ganhar coisas, mesmo que simples, e isso é possível por meio do programa de fidelidade. Com ele você pode oferecer vantagens para seus clientes, isso os incentivará a continuar fazendo negócios com você. Antes de escolher quais serão as vantagens, veja o que atrai seus clientes, porém não deve ser prejudicial ao seu negócio. Tenha uma estratégia bem definida. 

  1. Tenha os dados atualizados 

Para que sua estratégia seja efetiva e que seu relacionamento se estreite cada vez mais com seu cliente, é necessário que você mantenha todos os dados relativos a ele atualizado. Sempre que possível, ao entrar em contato com ele, verifique os dados. 

  1. Equipe treinada 

Sabemos da importância que um bom atendimento tem, por isso para que haja padrão e qualidade no atendimento invista no treinamento dos funcionários, os capacite para exercer da melhor forma possível o trabalho deles. Com isso, os clientes se sentiram bem atendimentos e voltarão na sua empresa para adquirir mais produtos. 

  1. Comunicação eficaz 

Comunicação é tudo quando se busca um melhor relacionamento e fidelização. Pois tudo deve ser muito bem explicado, muito bem escrito e falado para que evite ao máximo os ruídos de comunicação e tudo seja bem compreendido por ambas as partes. Neste caso, a empresa precisa tomar sempre muito cuidado para que o consumidor não se sinta lesado por exemplo, em casa do promoções. É necessário que todas as informações sejam dadas. 

  1. Realize a pós-venda 

Eba, consegui realizar a venda. E agora? Agora lembre-se desse cliente, entre em contato com ele, veja o que ele tem achado, busque um feedback, mostre que ele é importante. Independentemente do que tenha sido vendido para ele, após a aquisição, esteja sempre próximo ao seu cliente, criando uma relação com ele. 

  1. Sugestões e críticas 

Como parte do pós-venda e do relacionamento com o cliente, inclui-se a busca por sugestões e críticas que seu cliente venha a ter. Porém é necessário que seja um bom ouvinte, lembrando que toda crítica é bem-vinda. Após ter esse feedback em mãos, invista nas melhorias a serem feitas, pois não basta apenas saber o que deve ser melhorado, isso deve sair do papel. 

  1. Monitore 

Todas as ações realizadas devem ser monitoradas para ir acompanhando os resultados que vêm conquistando. Caso veja que não está saindo como o planejado, pode ir alterando a estratégia no meio do caminho. O importante é se adaptar, ver o que funciona para dessa forma atingir o sucesso.

 

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