O desejo de toda marca é ter não somente um promotor da marca, mas sim um cliente fidelizado. Aquele que só compra com você, que divulga sua empresa a todos os conhecidos, família e amigos. Tê-los como clientes é bem importante, inclusive no aumento da receita.
Para que isso aconteça, é necessário que você conheça seu cliente, seus desejos, seu anseio, suas necessidades e tudo relacionado a ele. Tudo que você souber será utilizado para fidelizá-lo, pois saberá exatamente o que oferecer ao seu cliente e quando fazer isso.
Mas como fazer isso?
Pode ficar calmo, compartilharemos com vocês.
Primeiro, precisa ter uma persona, o seu cliente ideal, precisa saber quem ele é, onde ele mora, se ele trabalha, qual grau de escolaridade e os demais dados demográficos. Também é essencial saber sobre o comportamento dele, principalmente o de compra. Conhecer o estilo de vida que ele levar. Em seguida é necessário saber o que ele quer, qual a demanda dele e como você pode suprir. Lembrando que para ser certeiro é bom saber quando seu cliente precisará ter a demanda suprida.
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Mostre preocupação antes de se tornar seu cliente
A partir do primeiro contato com seu cliente é de extrema importância que ele seja bem atendido, porque ainda está escolhendo onde comprar e se a experiência não for agradável ele não somente não voltará para empresa, como pode não levar nenhum produto e falar mal de você para conhecidos. Por isso, ao atender alguém seja simpático e atencioso, ouça com atenção o problema que seu cliente tem e ofereça uma solução viável para ele. Mostre o quão importante ele é. Pois isso fará toda diferença. Além do mais, crie estratégias para atrair as pessoas, utilize gatilhos mentais, entenda como pensam e agem as pessoas.
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Tenha um relacionamento
É necessário que invista em um bom relacionamento com seu cliente, lead ou prospect, ou seja, isso deve estar na mente de todos os colaboradores que a partir do primeiro contato o relacionamento é o foco. Mostre mais ainda o quão importante ele é, não ofereça somente produtos, envie e-mail com descontos, invista em e-mail marketing para datas comemorativas como por exemplo, data de aniversário. Pergunte para ele como foi o atendimento, peça um feedback.
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Antecipar necessidade
O fruto de um bom relacionamento é conhecer bem, sendo assim, conheça bem o seu cliente, saiba do que ele precisa. Tente ao máximo antecipar sua necessidade e oferecer no momento mais oportuno, pois ele certamente não esperará e terá suas expectativas elevadas. Além de acrescentar alguns pontos com ele pois mostrará o quão importante ele é devido ao seu atendimento personalizado.
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Proporcione ótimas experiências
Hoje, para atrair e manter um cliente não basta somente oferece um produto de boa qualidade, os clientes querem ter experiências e ótimas experiências ao realizar uma compra. Um ambiente agradável, bem decorado, com atendentes simpáticos e preocupados em atender da melhor forma possível, suprindo todas as dúvidas que venham a ter.
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Ótimo atendimento
Ninguém gosta de chegar na loja e falar para o vendedor o que ele precisa ou o problema que está tendo e o vendedor simplesmente não escuta e oferece mil coisas para você, menos o que precisa. Para o atendimento ser bom é necessário que ao atender o cliente, ele se sinta ouvido. Ofereça ao cliente o que ele deseja. Pode sugerir e mostrar outros itens pois ele pode vir a se interessar. Mas tenha em mente que deve atender o cliente e vê-lo como humano, não como um cifrão que te ajudará a bater a meta. É importante que o cliente saia satisfeito da loja.
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Foque no cliente certo
Quantas vezes você investiu muito tempo em um cliente que no final não levou nada? E pior, ele não estava interessado de verdade. Todos clientes devem ser atendidos com qualidade, porém ao escolher em quem investir mais tempo, se atente a quem realmente tem uma probabilidade de comprar, mesmo que seja futuramente. Acredite, se o cliente tem a intenção de comprar, mesmo que futuramente e ele é atendido bem, ele se lembrará de você e comprará com você.
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Programa de fidelidade
As pessoas amam ganhar coisas, mesmo que simples, e isso é possível por meio do programa de fidelidade. Com ele você pode oferecer vantagens para seus clientes, isso os incentivará a continuar fazendo negócios com você. Antes de escolher quais serão as vantagens, veja o que atrai seus clientes, porém não deve ser prejudicial ao seu negócio. Tenha uma estratégia bem definida.
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Tenha os dados atualizados
Para que sua estratégia seja efetiva e que seu relacionamento se estreite cada vez mais com seu cliente, é necessário que você mantenha todos os dados relativos a ele atualizado. Sempre que possível, ao entrar em contato com ele, verifique os dados.
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Equipe treinada
Sabemos da importância que um bom atendimento tem, por isso para que haja padrão e qualidade no atendimento invista no treinamento dos funcionários, os capacite para exercer da melhor forma possível o trabalho deles. Com isso, os clientes se sentiram bem atendimentos e voltarão na sua empresa para adquirir mais produtos.
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Comunicação eficaz
Comunicação é tudo quando se busca um melhor relacionamento e fidelização. Pois tudo deve ser muito bem explicado, muito bem escrito e falado para que evite ao máximo os ruídos de comunicação e tudo seja bem compreendido por ambas as partes. Neste caso, a empresa precisa tomar sempre muito cuidado para que o consumidor não se sinta lesado por exemplo, em casa do promoções. É necessário que todas as informações sejam dadas.
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Realize a pós-venda
Eba, consegui realizar a venda. E agora? Agora lembre-se desse cliente, entre em contato com ele, veja o que ele tem achado, busque um feedback, mostre que ele é importante. Independentemente do que tenha sido vendido para ele, após a aquisição, esteja sempre próximo ao seu cliente, criando uma relação com ele.
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Sugestões e críticas
Como parte do pós-venda e do relacionamento com o cliente, inclui-se a busca por sugestões e críticas que seu cliente venha a ter. Porém é necessário que seja um bom ouvinte, lembrando que toda crítica é bem-vinda. Após ter esse feedback em mãos, invista nas melhorias a serem feitas, pois não basta apenas saber o que deve ser melhorado, isso deve sair do papel.
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Monitore
Todas as ações realizadas devem ser monitoradas para ir acompanhando os resultados que vêm conquistando. Caso veja que não está saindo como o planejado, pode ir alterando a estratégia no meio do caminho. O importante é se adaptar, ver o que funciona para dessa forma atingir o sucesso.
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