
O vendedor é o rosto da empresa, isso porque ele está em contato direto com seu cliente representando tudo o que a empresa acredita. Sendo assim, é importante tomar alguns cuidados e prestar atenção em alguns pontos que podem interferir nessa imagem.
Cada empresa tem as suas particularidades, porém algumas características são cruciais em qualquer área.
Conhecer: esta é uma das principais características, conhecer o cliente, o mercado, a sua área. Além disso, ter vontade de crescer e aprender cada vez mais para aprimoramento profissional. Como consequência de todo esse esforço e dedicação, o resultado será o aumento de vendas para empresa.
Compromisso: ser uma pessoa compromissada e responsável com as demandas, entregas e deveres. Assumir os atos e cumprir com a palavra e o combinado.
Encarar desafios: vender em si só, já é um grande desafio, porém cada prospect que encontra será um desafio a ser vencido, ou seja, sempre haverá objeções e uma grande possibilidade de ouvir um não. Sendo assim, continuar encarando os desafios mesmo depois de ouvir diversos “não” é uma qualidade imprescindível. Visto que é a realidade de quem trabalha nessa área. Não somente isso, mas, manter a qualidade do atendimento, com simpatia e educação
Vontade de ajudar o cliente: não é somente sobre vendas, e sim sobre o cliente, sempre o atender bem e superar as suas expectativas, mas do que números é apresentar uma solução que realmente atenda o cliente e faça sentido para ele. É auxiliar a atingir o potencial.
Comunicação e relacionamento: saber se comunicar, falar a linguagem do cliente, a linguagem do comercial, ter um vocabulário apurado e saber como deve ser realizada essa comunicação. Lembrando que comunicação não é somente fala, é postura, entonação de voz, expressão facial.
Se relacionar com cliente e não somente vender, mas estreitar os laços para que ele se sinta à vontade para poder falar, é sobre saber ouvir e fazer o seu máximo para solucionar e estar à disposição. Busca manter um contato frequente, verificar o nível de satisfação e se há alguma dúvida, ou algo relacionado.
Seja objetivo, hoje as pessoas correm contra o tempo, estão sempre atrasadas, com muitas demandas e tempo faltando. Ao entrar em contato, seja objetivo pois caso o cliente perceba que vai demorar ou que está enrolando, não te ouvirá mais. Sendo assim, sempre seja objetivo para que tenha toda a atenção do prospect ou cliente por aquele período.
Para que isso aconteça, tenha um roteiro estruturado com as informações cruciais, mas que também sejam atrativas. Visto que se conseguir prender a atenção e despertar o interesse, será disponibilizado mais tempo para que consiga desenvolver melhor cada ponto.
Lembre-se as pessoas não compram as características somente, elas compram o benefício, as vantagens que virão junto.
Para organizar todas as informações necessárias no momento do contato ou da venda, conte com um sistema de CRM que centraliza todas as informações e não te deixar esquecer de nenhuma tarefa importante.
O Ilumimais é perfeito para o segmento de prestação de serviço e está presente desde o primeiro contato até a entrega do produto/serviço, contando inclusive com o módulo de CRM e integrações. Agende uma demonstração.