
Análise SWOT
A análise SWOT é um norte para definição da estratégia da sua empresa. Visto que, por meio dela temos conhecimento de todas as áreas que envolvem a corporação e podemos tomar a melhor decisão para alavancar o negócio.
Mas o que é análise SWOT?
SWOT significa: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, analisa o cenário através de 4 fatores: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Em português chamamos de FOFA.
As forças e fraquezas são a respeito do ambiente interno, ou seja, tudo que a empresa pode alterar, por exemplo, mão de obra qualificada. Enquanto as oportunidades e ameaças são a respeito do ambiente externo, fora do controle da empresa, por exemplo, aumento do dólar.
Desta maneira, podemos dividir a análise da seguinte maneira:
Forças |
Fraquezas |
Oportunidades | Ameaças |
Para preencher essa tabela, é necessário fazer alguns questionamentos:
FORÇAS - São fatores positivos que são controlados pela empresa.
Qual seu ponto forte em relação ao seu concorrente?
Qual seu diferencial?
Qual sua vantagem competitiva?
Por que seus clientes permanecem na sua carteira?
FRAQUEZAS - São fatores a serem melhorados, que são controlados pela empresa.
Por que seu concorrente é escolhido?
O que pode ser melhorado (estrutura, qualificação, colaboradores, comunicação, etc)?
Por que você perde cliente?
OPORTUNIDADE - São fatores positivos que não são controlados pela empresa.
Desta maneira, é necessário que esteja preparado para que utilize essa oportunidade assim que ela surgir para alavancar sua empresa pois pode ser temporário. Por exemplo, o aumento de pessoas buscando por essa solução ou produto, a tecnologia tem avançado, ainda há poucos concorrentes no mercado, entre outras diversas oportunidades que podem surgir.
AMEAÇAS - São fatores que afetam negativamente, que não são controlados pela empresa.
Também é necessário se preparar para caso haja algo externo que impacte seu negócio negativamente, diminuindo assim a receita. Como por exemplo, catástrofe natural, aumento de concorrentes, pouca demanda no mercado.
Dicas:
Para elaboração da análise, realize diversas pesquisas, estude as realizadas e elabore as suas. Chame pessoas para participar e façam um brainstorm, ou seja, uma tempestade de ideias, no qual todos poderão dar ideias abertamente sem julgamentos. Ele pode ser feito em um quadro, no qual cada funcionário adicionará um post it com cada ponto de cada cenário.
Após ter sua tabela montada, é necessário cruzar as informações para que tome as melhores decisões. Ou seja,
Oportunidade X Força - potencializar uma força sua com uma oportunidade do mercado.
Oportunidade X Fraqueza – verificar os pontos a serem melhorados na empresa para que seja possível usufruir da oportunidade na totalidade.
Ameaça X Força - utilizar a força para combater com uma ameaça, por exemplo, muitos concorrentes no mercado tem sido uma ameaça, mas meu forte é meu grande diferencial, vou destacar ainda mais que supere a dificuldade.
Ameaça x Fraqueza - é necessária muita atenção da empresa acerca do que pode ser melhorado (fraqueza) e também influenciar negativamente (ameaça), pois cruzando essas informações saberemos o ponto de vulnerabilidade do negócio.
Cruzei as informações, e agora?
Elabore a estratégia, as decisões que a empresa tomará a partir da análise realizada. Pois com as informações em mãos, terá uma visão do todo, ambiente interno e externo e poderá alavancar a sua empresa.
A análise SWOT, ou FOFA, é estática?
De maneira nenhuma, é necessário sempre revisitar esta tabela e atualizá-la pois os seres humanos estão em constante mudança, logo, seu comportamento de consumo também altera, junto com o mercado e o mundo a sua volta.
Com a estratégia elaborada e em execução, será necessário controlar a gestão comercial de sua empresa e o Ilumimais é perfeito para as empresas de prestação de serviço, pois entendemos na essência as suas necessidades. Conte com uma gestão completa do pré a pós-venda com a tecnologia SAaS. Agende uma demonstração.