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A importância do ambiente de trabalho

31/05/2023 09:00 - Categoria(s): Vendas

O ambiente de trabalho tem relação direta com o estado de espírito da pessoa, em sua grande maioria. Sendo assim, por exemplo, um ambiente estressante, tem grandes chances de contagiar as pessoas em estar estressadas. Como tanto, um ambiente alegre, triste, animado. Sendo assim, no geral, a composição do ambiente afeta as pessoas e isso não é diferente no ambiente de trabalho

Devido a isso, é necessário investir para que o local do trabalho incentive o melhor dos colaboradores. Isso pode ser feito de diversas maneiras e o melhor é que fara bem para empresa e para quem trabalha nela.  

Afinal, as vantagens são: aumento de satisfação, sabendo que a empresa se preocupa com ela e com o bem-estar e sentirá que ele faz parte da empresa, sentimento de pertencimento, diminuição da rotatividade, visto que as pessoas desejaram continuar trabalhando nesta corporação e interação entre as equipes e colaboradores

Sendo assim, seguem algumas dicas de como aprimorar o ambiente de trabalho: 

Cursos e Treinamentos: este ponto é crucial para ambas as partes, visto que será bom para o profissional se qualificar mais e estar atualizado e para empresa é bom ter um colaborador que estava sempre se atualizando e aprimorando as demandas, estratégias e afins para obter bons resultados. 

Flexibilidade: sabemos que esta não é uma opção para todas as empresas, porém oferecer a possibilidade de trabalhar de maneira híbrida ou com flexibilidade de horário permite que os colaboradores consigam se organizar melhor, por vezes, pode aumentar a produtividade. Caso o home office seja uma opção, invista para que no espaço que ele trabalhe tenha ao menos uma cadeira adequada para o trabalho. 

Feedback: peça e ofereça feedback periodicamente, é importante alinhar as expectativas com as entregas de ambas as partes, inclusive para garantia de uma entrega de maior qualidade. Visto que, uma pessoa desmotivada pode acabar não entregando de acordo com o esperado. É importante que a aproximação do colaborador e da empresa seja cultivada. 

Plano de Carreira: apresente para o colaborador as possibilidades que a empresa oferece e como é possível crescer, dando uma perspectiva do futuro. Assim também alinhará o que a empresa pode oferecer e o colaborador apresentar o que ele espera.  

Momentos de integração: invista em integrar as equipes, para que as pessoas possam se conhecer, aprimorar o relacionamento profissional, momentos como almoço juntos, happy hour. A integração das pessoas, estar pertos de pessoas que possuem conexões torna o ambiente melhor. 

Espaço para descontração: alguns momentos, dependendo da profissão, há momento de estresse, momentos que precisa se descontrair, mesmo que seja por 5 minutos, como uma válvula de escape ou somente para relaxar a mente um pouco. Locais que são relaxantes, como por exemplo, os que possuem puffs ou cadeiras confortáveis. 

Existem outras diversas maneiras de tornar o ambiente de trabalho melhor, seja no físico, como na relação de troca entre empresa e colaborador. Um ótimo benefício que pode ser resultado pelo ambiente de trabalho é melhores resultados. 

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