A relevância dos colaboradores
Os colaboradores são parte ativa da empresa, muitos fazem contato direto com cliente ou com prospect. Outros na área operacional ou áreas menos vistas. Porém, independente da área trabalhada, todos são importantes para o funcionamento da empresa.
Sendo assim, os colaboradores são a base da empresa.
Esta importância deve ser demonstrada pelos contratantes, visto que a desmotivação e desvalorização são empecilhos para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. Impactando não somente a questão individual profissional, como também reflete nos resultados na empresa.
A acomodação não incentiva o buscar um novo olhar, uma nova solução, e sim mantém o pensamento focado em atender demandas e realizar atividades automáticas.
Para transformar essa realidade, invista no conhecimento. Tanto em área técnica como em área emocional e/ou psicológica. Visto que esse investimento trará resultados profissionais para empresa também, além de demonstrar para o colaborador que ele é importante, que acredita no potencial dele e deseja que ele continue desenvolvendo suas habilidades.
O clima organizacional também interfere nas relações internas da empresa como em relação aos clientes. Pois, um ambiente agradável gera mais motivação, interesse, as pessoas trabalharão com ânimo e terão prazer de estar no trabalho exercendo suas funções.
As empresas que investem em qualidade de vida, benefícios e habilidades dos funcionários, que contam com esse ambiente, despertam um grande desejo nas pessoas de trabalhar nesse local. Gerando disputa de vagas e diminuindo a rotatividade, tendo em vista que as pessoas não desejaram sair.
Porém, para saber os pontos que interessam, é necessário estar com os ouvidos atentos para escutar o que os colaboradores têm a dizer. Ter um espaço no qual eles possam expressar as opiniões sem pré julgamentos. Além de ouvir, que as sugestões e críticas sejam levadas a ações, que gerem mudanças e melhorias.
A partir desses pontos citados acima, será notório o aumento de eficiência, prazer e crescimento para empresa e funcionário. Além de gerar melhores resultados. Sabe-se que nem todos os colaboradores desejam ser agentes de mudança, que desejam exercer a função somente, porém, ainda sim para eles, serão fatores que despertaram o sentimento de troca, no qual a empresa o ajuda e ele ajuda a empresa.
Essa relação de colaboração é bem presente no design thinking, gerando ótimos resultados e aproximação de todos os colaboradores.
Não se esqueça da importância de oferecer feedbacks. A empresa não deve somente ouvir e agir, mas observar e falar. Sempre com prudência na fala e cuidado para não gerar interpretações errôneas, mas alertando os colaboradores dos pontos positivos e dos que precisam ser aprimorados. Esta conversa deve ocorrer em uma sala reservada para que não haja constrangimento. Afinal, ninguém gosta de ter uma conversa na qual precisará ouvir seus pontos negativos na frente da empresa inteira.
A partir das mudanças realizadas na empresa, torna-se possível o aumento de vendas e demandas na empresa. Para realizar a gestão comercial, de equipe e produtividade, conte com o Ilumimais CRM. Sistema completo desde o primeiro contato até a entrega do produto ou do serviço, especializado no segmento de prestação de serviço. Agende uma demonstração.