Houve uma época na qual os produtos eram vendidos por si só, ou que bastava a qualidade do produto para se conquistar e reter cliente, porém ela já passou. Vivemos, hoje, em uma sociedade na qual o relacionamento se faz necessário e a qualidade no atendimento também.
Ao ser mal atendido ou não atendido em uma loja, é de se esperar que não queira voltar mais naquele estabelecimento, ou saia de lá com o produto, mas com sentimento de insatisfação. E como empresa, não devemos causar isso em nossos clientes.
Sabemos que manter um cliente é mais fácil e barato do que conquistar um novo. Também sabemos que eles são importantes, pois são eles que mantém seu negócio, ao adquirem o seu produto.
Logo, para que isso continue acontecendo, é necessário que seu cliente se sinta bem atendido, que se sinta ouvido. Por isso, é necessário que treine sua equipe para entender a necessidade do cliente, e a busca da satisfação dele. Não adianta mostrar mil e uma coisas para ele das quais ele não tem interesse, pelo contrário, ao fazer isso, você afastará esse cliente cada vez mais e o deixará com a impressão de que o intuito do vendedor é bater meta, sendo o cliente somente um cifrão, e não um potencial consumidor querendo suprir sua necessidade.
Ao realizar um atendimento ao cliente, faça com que ele se sinta único, somos seres que gostamos de se sentir especiais, logo ao atender seus clientes, atenda de forma personalizada: seja simpático, sorria e use palavras simples, pois seu intuito é que o cliente entenda o que você diz e por fim, compre o produto.
Todo relacionamento para ser mantido é necessário contato, então envie e-mails para seu cliente, ligue para ele. Tente trazê-lo para perto de você, porém sem excesso. Com essa aproximação é possível que seu cliente confie cada vez mais em você pois saberá que você se importa com ele.
Consequentemente, o cliente também se abrirá com você, te contando os pontos positivos e negativos. E a partir deles, você terá uma direção do caminho que deve seguir, mantendo os pontos positivos e melhorando os pontos tidos como falhos para que a experiência dos seus clientes seja a melhor possível.
Outro ponto importante é seu tempo de resposta. Responda ao seu cliente o mais breve possível, mas não basta somente responder, mas também resolver, caso não possa resolver naquele momento, explique a situação para ele e dê um prazo para retorno. Pois dessa forma, seu cliente não se sentirá ignorado pela empresa.
Sim, pela empresa.
Os funcionários que compõem a empresa são o reflexo dela para os clientes, pois eles que estão em contato direto. Logo, a imagem da empresa está diretamente ligada a imagem do funcionário que trabalha nela.
Ao entrar em contato com os clientes também é possível descobrir alguma demanda de trabalho, ou seja, é possível descobrir se o cliente está necessitando de algo que seu produto resolva. E nessa hora será possível aumentar a quantidade de itens que seu cliente consome por meio da sua empresa. E caso ele busque algo do qual você não tenha uma solução, seja claro quanto a isso e explique a situação. Porém, caso vocês estejam buscando implementar essa solução, conte também.
Ter como estratégia esse relacionamento só traz benefícios, financeiramente manter um cliente é mais viável que conquistar um. Além do mais ele já conhece, pelo menos um pouco do seu produto. Além do fato de que um cliente satisfeito, conta para as pessoas próximas a respeito da sua empresa, caso a mesma o satisfaça e supere suas expectativas. Sendo assim, mais clientes serão atraídos para sua empresa, até porque ter um cliente falando da incrível experiência que possui tem muito mais credibilidade do que a empresa falando por si.
Uma forma de facilitar a permanência do cliente na sua empresa, é implantar uma campanha de fidelização, como por exemplo, clube de descontos e vantagens, bônus de indicação, entre outros. Dessa forma, o cliente é incentivado a continuar comprando na sua empresa.
Também é muito interessante, quando a empresa manda mensagem em datas especiais, como aniversários, “x” anos comprando na empresa, dia do cliente, entre outras datas. Mas em especial, quando é aniversário do cliente, pois ao receber uma mensagem direcionada ao cliente especificamente, com nome dele e um desconto, por exemplo, a empresa mostra o quão importante ele é e com isso, o relacionamento vai se tornando mais próximo.
Há uma ferramenta que é ótima para contribuir com o relacionamento com cliente, além do mais ela torna todos processos mais ágeis e práticos, o CRM (Customer Relationship Manegement). E nós do Ilumimais CRM, temos a solução ideal para você pois customizamos de acordo com a sua necessidade e nosso foco é melhorar o relacionamento com seu cliente.
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