A importância do Processo de Vendas
Processo de vendas é o processo que se inicia ao entrar em contato com seu prospect pela primeira vez até o pós-vendas. Esse é o passo a passo que serve de guia para que a equipe comercial consiga aumentar a probabilidade de fechamento de venda, além de ter uma estrutura organizada, definida e institucionalizada.
Muitos acreditam que esses processos engessam e tornam tudo burocrático, quando na verdade, ele tende a ser um norte para todos os membros da equipe, auxiliando tanto o vendedor novo e inexperiente como aquele vendedor que já está na empresa há mais tempo. Visto que, este processo pode ser alterado com o tempo de acordo com a necessidade da empresa para atender da melhor forma possível os futuros clientes.
Além do mais, por meio dele é possível obter diversos benefícios que falarei a seguir.
Benefícios:
- Menor probabilidade de erro: isto porque você terá um script, um guia a ser seguido, no qual poderá consultar sempre que houver dúvidas. Dessa maneira, saberá exatamente o que fazer, tendo menores chances de errar.
- Aumento de produtividade: conhecendo o processo a fundo, se tornará ágil em cada etapa e saberá onde deve gastar mais energia e assim obter os melhores resultados.
- Aumento de vendas: tendo todo o processo estruturado, torna a equipe mais ágil e produtiva, ou seja, aumentando o número de fechamento de vendas.
- Focar no cliente: quando se elabora um processo de vendas, deve-se levar em consideração o foco no cliente, ou seja, precisa se alinhar com a jornada de compra dele. Pensando nisso no momento da elaboração, o cliente perceberá que o foco é atender as necessidades dele e com isso, aumenta as chances de venda.
- Previsibilidade: sabendo o caminho a ser perseguido torna-se mais previsível os resultados a serem alcançados.
- Facilidade em treinar o processo: com o processo bem estruturado e definido, é possível escalar o treinamento para que seja passado com mais agilidade para os iniciantes.
- Medir resultado: a partir da estrutura criada, se tornará possível medir os resultados de cada etapa, equipe e colaborador pois haverá um padrão a ser seguido.
- Otimização de processo: todo processo pode ser atualizado e aprimorado com o tempo, porém para que isso ocorra, é necessário que ele esteja bem definido. Desta maneira, ele poderá ser otimizado periodicamente.
Mas como estruturar esse processo?
Não existe uma fórmula ou estrutura mágica e padrão para que possam seguir, pois varia de empresa, segmento e algumas outras variantes. Porém, existem algumas etapas em comum quando se fala de processo de venda, conforme abaixo:
Prospecção e Qualificação
Nesta etapa você faz a prospecção e entra em contato pela primeira vez com seu futuro cliente, lembre-se, a primeira impressão importa. Nessa primeira conversa, busque entender mais sobre o negócio, o que faz, segmento, necessidades, dores, porte, ou seja, qualifique seu prospect para saber se ele está quente ou frio. E também é importante para que saiba o quanto de energia deve investir neste lead.
É de extrema importância que seja registrado as ações e o que foi conversado com seus clientes além de toda a qualificação para que haja histórico. Exemplo, você entrou em contato com o prospect e ele pediu para retornar em 2 meses, é importante que isso seja registrado, que as pessoas saibam que você entrou em contato tal dia e que foi informado de tal coisa para que se tenha todo histórico da jornada.
O CRM é perfeito para isso, pois poderá fazer toda a gestão e qualificação (por meio de questionário que contabiliza a pontuação de acordo com as respostas). O Ilumimais CRM tem a gestão completa desde o primeiro contato, atribuição de questionário, agenda e tarefa por lead para que não perca nenhum follow-up ou contato. Clique aqui para saber mais sobre as soluções.
Apresentação
Com todo histórico registrado, é possível adequar a apresentação para que seja especificamente para aquele prospect. Visto que é desinteressante para ele que seja apresentada todas as soluções e funcionalidades do cliente, quando na verdade, ele só necessitava de duas delas. Logo, para que seja mais assertivo e objetivo, aproveite todo o histórico para oferecer um produto de qualidade e valor, afinal, é necessário aproveitar todo o tempo disponível pois tempo é dinheiro.
Fechamento de Venda e Pós-Venda
Após a apresentação realizada, será solicitado um orçamento ou proposta comercial que pode vir a gerar uma negociação de valor. Após o aceite, será elaborado um contrato e ao fim, com contrato assinado poderá fechar a venda.
Mas calma, não termina por aqui. Após a venda, não se esqueça de realizar o pós-venda, é de extrema importância que se mantenha um relacionamento saudável com seu cliente, afinal, ele é importante para você, poderá te indicar para outros clientes ou até mesmo adquirir mais serviços ou licenças. Clique aqui para saber mais sobre como fazer o melhor pós-venda.
Resumindo, hoje você aprendeu sobre o que é processo de vendas, seus benefícios, suas etapas e também uma ferramenta que é capaz de te auxiliar e proporcionar aumento de resultados de maneira significativa. Venha conhecer o Ilumimais CRM, ferramenta voltada para o segmento de prestação de serviço presente desde o primeiro contato até o pós-venda, te auxiliando em todo seu relacionamento com cliente. Clique aqui para agendar uma demonstração.