A importância de manter contato com cliente
O relacionamento é muito mais do que a venda e manter contato não é mandar mensagem todo dia.
Durante todo o processo que antecede a compra, a compra propriamente dita e o após, é necessário ter contato com o cliente. Isto porque antes da compra precisa estar atento a tudo o que ele está falando, utilize a escuta ativa. Entenda a fundo a necessidade para que ofereça algo de valor e surpreenda a expectativa dele. Ou seja, para o processo antes da venda e a venda, é necessário que entre em sintonia com o cliente e isso só é possível por meio da comunicação.
Porém, o pós é muito importante para empresa e para o cliente também. Um exemplo de ação pós-venda, é a pesquisa de satisfação, no qual você verificará os pontos positivos e os que precisam ser melhorados e precisam de mais atenção. O impacto dessas informações aprimorará o atendimento, gerando cada vez mais cliente felizes e satisfeitos.
Caso sua empresa venda um produto que seja adquirido mensalmente, poderá enviar uma mensagem para o seu cliente, demonstrando preocupação e antecipando a venda. Além de trazer a sua empresa, na memória do consumidor.
Sendo assim, é necessário que seja investido no relacionamento com cliente, para que haja sempre essa troca. Com os feedbacks em mãos, é necessário que faça algo com essas informações, que gerem mudanças na empresa para que a visão dos prospects e clientes sejam a mais positiva possível.
Todo relacionamento requer investimento de tempo, com o cliente não é diferente. Dessa maneira, poderá enviar mensagens mensais para os clientes para acompanhamento, em especial aqueles que não entraram em contato durante esse período. Com isso, poderá verificar se há dificuldade com a utilização do produto, se está satisfeito, se pode ajudar em algo e inclusive pode perceber se há intenção de não ser mais seu cliente.
Sendo assim, é possível criar uma estratégia com ações que transformem a insatisfação desse cliente que está na iminência de sair e a retenção de clientes, e com isso, diminuirá o churn, ou seja, a perda de cliente.
A partir desse contato, também será possível identificar a possibilidade de estratégias de expansão, como cross sell, down sell e up sell.
Ou seja, a partir do contato periódico com seu cliente, é possível aumentar a retenção, diminuir a perda, aplicar as estratégias de expansão, aumentar a satisfação dos clientes. Além de demonstrar interesse pelo seu cliente, junto com cuidado e zelo, o que é um grande diferencial, visto que não são todas empresas que buscam se aproximar do cliente de fato e sim somente o aumento de vendas. Todas as empresas precisam pensar em aumento de receita, mas isso precisa estar alinhado com a satisfação do cliente, com a atendimento de qualidade e com a gestão desse relacionamento.
O Ilumimais CRM é especialista no segmento de prestação de serviço e priorizamos o relacionamento com cliente, entendemos a importância e o impacto dele nas empresas. Tendo isso em vista, desenvolvemos um sistema de gestão de relacionamento completo, desde o primeiro contato até a entrega do projeto ou do serviço.
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