Atualmente, não basta apenas ter um produto de qualidade, é necessário investir em outras áreas que impactam o consumidor no momento de concretizar a venda.
O atendimento ao cliente é um fator de extrema relevância para decisão do consumidor, podendo ser o fator crucial, logo após o preço do produto.
Isto porque, com o avanço da internet o consumidor assumiu um papel de pesquisar mais, buscar informações, produtos e o diferencial entre eles. Buscam não somente um produto de qualidade com preço competitivo, mas uma experiência.
Essa experiência inclui o atendimento de qualidade, há vezes que as pessoas voltam e compram com você devido a forma com a qual ocorreu o atendimento. Isso permanece depois da venda também, porque é necessário manter um relacionamento com cliente. Sendo assim, citaremos alguns pontos para se atentar nessa área.
Conhecer Cliente: é necessário que saiba com quem está falando, justamente para saber qual linguagem utilizar, por exemplo, não fala com um adulto igual como fala com uma criança, assim como os termos que vai utilizar, se forem técnicos, deve ser com uma pessoa que entenda, senão deverá utilizar uma linguagem mais simples para que seja compreendido. Lembre-se de quem é o público-alvo e quem são as personas da sua empresa. Porém, atente-se, de que apesar de ter uma persona, ela é fictícia, devendo estar sempre atento a individualidade no momento de atender.
Conhecer Produto: isso faz muita diferença no momento de atender, porque uma pessoa que atende bem, sabe do que está falando, conhece com profundidade do assunto e esclarece as dúvidas. Caso não saiba a informação, é proativo em ir buscar e retornar. O conhecimento pelo produto ajuda a encantar o cliente ao saber tudo que ele é capaz de fazer.
Ouvir: não saia falando desenfreado para o seu cliente, primeiro escute-o, saiba o que ele quer e depois fale. Imagine o quanto é inconveniente você falar que quer comprar uma fruta, e a pessoa ficar tentando te vender pão. Uma coisa é a estratégia de cross-sell ou up-sell, e mesmo nesses casos, você deve estar atento as necessidades e falas do cliente, mas do que a sua vontade de vender. Precisa realizar a venda e garantir a satisfação do seu cliente.
Buscar Melhor Solução: isso encanta o cliente, quando um atendente, seja no momento da venda ou na resolução de alguma questão, quando o conhece e também o produto, ele é ouvido e você oferece a melhor solução dentro das possibilidades dele. Para além de quanto vai ganhar, porque quando a pessoa percebe que você só quer vender e não ajudar, o encantamento diminui. Mas quando o oposto acontece, suas chances de vender e de encantar, aumentam.
Retorno: não esqueça do seu cliente, estabeleça prazos para informar da situação, como anda. É muito inconveniente quando o cliente tem que cobrar um retorno, então se antecipe, mesmo que não seja com a solução, sempre o mantenha atualizado. Explique a situação caso ocorra um atraso, mas não deixe de retornar.
Equipe Treinada: invista nas equipes que atendem os clientes, cursos, palestras, premiações. Afinal, o vendedor e o atendente representam a empresa para o cliente ou prospect. Sendo assim, é muito importante cuidar da mensagem e imagem passada pelos colaboradores. Além de incentivar que sejam sempre educados, simpáticos, tratem bem, mesmo que tenham sido tratados com ignorância as vezes pelo cliente.
Vimos o quão importante é o atendimento para a realização de uma venda e satisfação do cliente após a compra. Também entram como consequência desse atendimento, o aumento de resultados, indicação, aumento de vendas, e muito mais. Vale ressaltar que o relacionamento com cliente durante todo esse processo auxilia na melhora dos resultados, análise de dados e muito mais.
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