A importância da gestão de projetos
Para compreender a importância da gestão de projetos em uma empresa, é necessário que primeiro tenha definido o que é um projeto. Sendo assim, é toda demanda temporária que tem por objetivo, no geral, a elaboração de um projeto ou realização de um serviço.
Tenha como exemplo o Ilumimais CRM, quando somos contratados por uma empresa, elaboramos um projeto no qual apresentará todas as etapas do que será realizado, com as respectivas datas e recursos necessários. A partir de uma análise realizada, será apresentado o projeto, com cronograma e o custo da implantação.
Sendo assim, o projeto parte do princípio de cumprir um objetivo, seja ele qual for. A gestão dele é realizada no momento da elaboração, planejamento, estimativas de custos, analise de possíveis riscos, material e recurso necessário, horas a serem destinadas a esse projeto e o acompanhamento dele.
O gestor, pessoa responsável pelo projeto, deverá acompanhar de perto para que todas as etapas ocorram dentro do previsto, visto que um imprevisto pode ocasionar no prejuízo desse projeto para empresa. É importante ter a frente pessoas capacitadas e proativas para solucionar qualquer inconsistência que ocorra no percurso.
Além disso, quando há uma pessoa experiente a frente, ela tem perfeitas condições de prever o que pode ocorrer e contornar o ocorrido para que não afete o cronograma e o orçamento. O controle de cada etapa também é de extrema importância, visto que conseguirá medir a produtividade de cada membro da equipe e verificar pontos a serem aprimorados no processo.
Todo projeto tem um cronograma, ou seja, desde o princípio já está estabelecido a data de início e fim, além de cada fase e o responsável por ela. Sendo assim, quando se tem um projeto bem especificado, os colaboradores saberão não somente o que fazer de acordo com o que é esperado e a expectativa de tempo. Além de ter a comunicação entre a equipe envolvida nele, no qual todos estarão alinhadas com as demandas.
Os pontos positivos disso são: a integração entre as equipes, visto que a comunicação alinhada coopera para um melhor relacionamento, menos retrabalho e aumento de produtividade, o que consequentemente acarreta aumento de lucro para empresa.
Geralmente os projetos são ligados a um cliente, sendo assim entregar algo dentro das expectativas do cliente e dentro do período, é algo que agrega valor. Porém, o ideal é que seja entregue algo além das expectativas do cliente. Sendo assim, ter esse cuidado em todo processo e entregar algo de qualidade para o cliente fará com que ele sinta confiança na sua empresa, ele estará satisfeito e as chances de permanecer como seu cliente é grande. Esse cuidado também está atrelado a gestão de relacionamento com cliente.
Tenha sempre em vista que o cliente é foco da empresa.
Ao acompanhar o andamento do projeto é possível visualizar os objetivos sendo atingidos no tempo adequado e com produtividade. Porém para melhor gestão e visibilidade tanto dos projetos individuais como todos da empresa, é importante ter um sistema de gestão de projeto.
O Ilumimais CRM conta com uma completa área de gestão de projetos, no qual é possível elaborar, imprimir cronogramas, informar os recursos envolvidos, apontar tarefas e relacionar com fichas de atendimento. Além de poder analisar a produtividade individual, da equipe, por projeto e muito mais. Agende uma demonstração.