Técnicas de vendas
O desejo de todo vendedor e de toda empresa é que suas vendas sejam realizadas. Porém, não existe uma fórmula mágica para que isso ocorra sempre pois existem diversas variáveis em um atendimento.
Mas não se desanime, há algumas dicas e técnicas que pode seguir para que o processo seja tão eficiente que você pode não vender de primeira, mas pelo seu atendimento, seus clientes voltarão para realizar uma compra com você.
Então, vamos lá.
A primeira coisa que precisa é conhecer seu cliente, você precisa saber a fundo para quem está vendendo, como por exemplo, seus desejos, necessidades, hobbies, estilo de vida e o máximo de informações que conseguir obter.
E como isso funciona na prática? Bom, você já conhece o perfil ideal dos seus clientes, terá um “ponto de start” na hora do atendimento. Sendo assim, no momento da venda, você precisará ler seu cliente, ver como ele se porta, como ele se comunica, para que dessa forma você saiba com qual postura e linguagem é melhor de se comunicar com ele.
Também é necessário que você conheça seus produtos, conheça muito bem o que está oferecendo aos seus clientes, saiba todos os benefícios e características dele. O consumidor ao escolher um produto, ele avalia principalmente os benefícios que o mesmo trará.
Ouça com atenção o que seu cliente deseja, principalmente porque nem sempre ele sabe exatamente do que precisa e você precisará mostrar para ele o que solucionará este problema. Outro ponto importante é, nunca interrompa seu cliente. Deixe que primeiro ele finalize a fala e em seguida, o responda. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em perguntar pois é melhor ter convicção da sua compreensão a se equivocar no momento de oferecer a solução para ele.
Quando um vendedor entende a necessidade do cliente e o ajuda na resolução, o cliente fica satisfeito e por gostar de como foi atendido ele volta e realiza novas compras. Caso contrário, não voltará mais.
Ao atender um cliente, nunca o subestime, pois os consumidores estão cada vez mais conectados com as mídias, sendo assim, eles podem buscar todas as informações pela internet. Além do mais, ao tentar fazer isso, o consumidor pode não somente ir embora sem levar nada e insatisfeito, como pode compartilhar a experiência ruim com conhecidos e nas redes sociais.
Outra dica é depois de oferecer algo ao seu cliente que solucione seu problema, ofereça produtos complementares àquele que ele está levando. Pois talvez seja atrativo levar mais de um item. Caso ele não aceite, tudo bem, seu dever é oferecer de forma natural e simpática os produtos que sua empresa oferece.
Sabemos como é difícil ouvir “não” o tempo todo, pois essa é uma palavra muito ouvida por vendedores, porém não deixe isso te desanimar e também não deixe que isso afete seu atendimento com o próximo cliente. Sendo assim, ao chegar um cliente novo, seja simpático, sorria para ele e dê o melhor atendimento possível, afinal, os clientes procuram boas experiências ao realizar uma compra, e não somente levar um produto para casa. Também é crucial que ao atender um cliente, não o faça com pressa, sem dar atenção, ele precisa saber que você está dedicado totalmente a ele naquele momento.
Tenha sempre contato com seus clientes, não somente na hora da venda, é necessário que isso também seja feito no pós-venda. Pois contribuirá para fidelização e para um relacionamento mais estreito com seu cliente. Inclusive, caso ele tenha interesse em algum produto que não esteja disponível, o contato com ele é crucial. Pois quando o produto chegar na loja, poderá informar ao seu cliente que ele está disponível. Dessa forma essa mensagem terá um valor agregado, seu cliente verá que você se importou e lembrou dele.
Ao oferecer ao seu cliente algum produto, ele pode apresentar algumas objeções. Porém saiba que objeções são empecilhos que o cliente apresenta que podem ser convertidos com bons argumentos e soluções dadas pelo vendedor. No entanto, devem tomar cuidado para que não haja confusão entre objeções e rejeições, quando um cliente rejeita um produto ofertado, deve-se respeitar a vontade do cliente, sem continuar tentando oferecer aquele item.
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