Quais são as boas práticas do mercado?
Existem diversas boas práticas realizadas no mercado, porém nos separamos as 7 que vemos como as principais. Vale lembrar que para cada mercado e cada empresa essas práticas devem ser analisadas, visto que são realidades distintas.
Além de ser necessário estar sempre se atualizando para que sua empresa esteja de acordo com o esperado pelo próprio mercado e consumidores, visto que são melhorias importantes.
Essas boas práticas também são pré-requisitos na questão regulatória, mas, frisando novamente, é preciso analisar o mercado no qual você está inserido.
- Acompanhar resultados e indicadores
O acompanhamento dos resultados e das métricas estabelecidas no início de toda estratégia, seja comercial, empresarial, do marketing, atendimento ou outras, é crucial para que seja possível compreender as falhas e os acertos. Dessa maneira, é importante que tenha sempre as informações iniciais salvas e depois ir acompanhando como está o andamento, possibilitando uma alteração rápida, dependendo da área.
Geralmente, é necessário ter paciência para esperar o tempo necessário para ver o resultado das mudanças realizadas. Visto que a alteração pode ter sido realizada no momento, mas os resultados precisam ser acompanhados durante um tempo. Para que consiga, principalmente, dados suficientes para uma análise precisa.
- Estar sempre melhorando
Extremamente ligado ao ponto anterior, visto que se algo precisa ser melhorado, você precisa saber que ele não estava satisfatório antes ou que tem certeza de que pode melhorar. Geralmente, sempre é possível melhorar. Porém, com os dados é mais preciso saber onde e o que necessita de atenção.
Com as informações em mãos, é possível pensar em estratégias para que a melhoria seja aplicada. Após isso, voltamos ao ponto 1, pois precisamos acompanhar se o resultado foi satisfatório, senão, é necessário juntar novamente e aprimorar as estratégias para que o resultado seja melhor.
- Produtividade, aumento de receita e diminuição de custo
Esse é o ponto chave, conseguir aumentar a receita e diminuir o custo, ou ao menos mantê-lo. Para que isso seja possível é necessário alinhar alguns objetivos e necessidades com a equipe, adequar o que for preciso e investir nela.
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- Visão humanizada, relação com colaborador
Conheça a sua equipe, a gestão e os objetivos devem estar de acordo com as necessidades da equipe, porém, para elaborar as estratégias é necessário saber com quem trabalha. Quem resolve melhor tal questão, quais as dificuldades e habilidades de cada um. Lembre-se de que seus colaboradores não são números e muito menos metas, são pessoas. Dessa maneira, também precisam de incentivo e motivação e não somente cobranças a todo momento.
- Atenção ao mercado
O mundo está em constante mudança e com o avanço das tecnologias, essas mudanças ocorrem a todo momento. Para isso, esteja sempre se atualizando quanto ao mercado, concorrentes, sobre áreas correlacionadas a sua, ou não, visto que a inspiração de algo novo para sua empresa pode ser encontrada em outras áreas também. Porém, invista sempre em conhecimento, leia livros, veja vídeos, procure notícias e esteja sempre por dentro do que tem ocorrido para que sua empresa seja atual e tenha um bom diferencial.
- Aprimorar os processos, incluindo workflow
Assim como dito anteriormente, é preciso sempre se atualizar e isso inclui os processos da sua empresa. As pessoas mudam, dessa maneira, periodicamente, revise os processos da sua empresa, busca deixar o processo cada vez mais natural e fluido. O workflow, também precisa de atenção, visto que pode estar faltando etapas ou pode ser que há etapas em demasiado.
- Software de otimização
O software ajuda nos processos, a aumentar as vendas, otimizar os resultados, definir metas, acompanhar o andamento da área comercial, além de atendimento e também dos contratos, diminuindo os custos e a potencializando a produtividade. Pois, os colaboradores poderão focar nas atividades mais estratégicas.
A centralização das informações possibilita que tudo esteja sempre atualizado, lembrando que essa adição de informação é feita por um colaborador, mas é um cadastro que pode ser acessado por outros colaboradores caso necessário, de acordo com a permissão de acesso. Além de integração com ERP e sistemas de automação de marketing, dashboard e muito mais.
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