A venda tradicional é bastante conhecida visto que é comumente realizada pelas empresas. Ou seja, é a venda que apresenta claramente que o interesse é apenas em vender um produto ou serviço, com intuito de bater metas e aumentar as vendas da empresa. Porém, este não é o único tipo de venda que pode ser realizado.
Existe a chamada venda consultiva, como o próprio nome já diz, é a junção de vendas e consultoria. Importante frisar que o intuito ainda é vender, porém não realizar a venda pela venda e sim apresentar uma vantagem de mão dupla, na qual tanto o cliente como a empresa saem ganhando.
Esse processo consiste em buscar compreender a realidade da empresa que está prospectando, encontrar as suas dores, dificuldades, processos que podem ser otimizados, e por vezes, apresentar um problema que não era visto pela empresa.
A partir de todo esse conhecimento, o vendedor apresentará tudo que encontrou, apresentar o seu produto ou serviço como a solução. Mas somente se for a solução real.
Não se engane achando que poderá vender uma solução que não soluciona, pois com o tempo o cliente perceberá que não é o que esperava, estará frustrado frente as suas expectativas, o que ocasionará o cancelamento.
Dessa maneira, todo tempo investido será perdido, lembrando que não foi pouco tempo. Visto que para poder conhecer, foi necessário se debruçar em cima do tema, segmento, mercado, empresa, processo e tudo que envolve esse universo. Ou seja, não é uma demanda simples e rápida, é realmente uma consultoria.
Este tipo de venda é comum no segmento B2B, pois trata-se de uma venda com pagamento recorrente, requer um investimento maior frente ao ticket do que se está contratando. Além do fato de oferta uma solução que atende ao diagnóstico dado.
Vantagens
As vendas consultivas trazem consigo diversas vantagens, como por exemplo, a diminuição de perda de clientes, pois foi apresentado e alinhado desde o princípio as expectativas em relação a solução e o diagnóstico.
Aprimoramento do relacionamento com cliente, pois para apresentar a solução foi necessário estar em contato e conhecer a fundo, com isso, é possível gerar um relacionamento mais próximo e de confiança. Porém, invista em continuar esse contato, em superar as expetativas e deixá-lo satisfeito, lembre-se do pós-venda.
Aumento margem de lucro, visto que os seus clientes através do relacionamento e das expectativas atendidas podem aumentar o nível de aquisição, utilize as estratégias de expansão.
Aumento de indicações, pois o que é bom as pessoas compartilham. Sendo assim, seus clientes indicarão a sua solução, produto/serviço para amigos, familiares, pessoas próximas que sabem que sua empresa também pode atender.
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