O que é CRM?
CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com Cliente. Essa pequena sigla tem um poder gigante atrelada a ela que não só pode, como fará muita diferença na sua empresa. Ela envolve estratégias e práticas focada nesse relacionamento, te auxiliando nesse controle. Além dele estar ligado diretamente com vendas e marketing e te mostraremos como.
Hoje, muito se fala a respeito de relacionamento com o cliente, porque eles passaram a consumir de forma diferente. Há uma busca cada vez mais por conteúdo, qualidade de atendimento e produto e entre várias coisas. O cliente é o foco na hora das vendas, por isso, devemos buscar as formas corretas de atraí-los.
E onde entra o CRM nesta história? Primeiro devemos entender que CRM é muito mais que um software. Com essa ferramenta é possível ter os dados referentes aos seus clientes de forma segura, possuindo também dados referentes ao seu comportamento de compra, isso tudo ligado a impossibilidade de erros atrelados ao esquecimento. Porque antes desse sistema, as informações eram armazenadas em cadernos e papéis, sendo passível de erro caso queria lembrar algo.
Por exemplo, caso você tenha entrado em contato com um cliente e ele te pediu para retornar em tal dia, você não precisará ficar olhando em vários papéis buscando a data e as informações sobre o cliente. Terá todas as informações centralizadas em um único lugar, incluindo lembretes para próxima interação com seu cliente.
Isso também na gestão comercial da empresa, como por exemplo, caso tenha algum lead (pista de negócio), e queira saber tudo que já foi realizado em relação a ela, como por exemplo o que foi falado em cada ligação, e-mail, ou se ela virou uma oportunidade, se houve visita comercial entre outras várias informações que serão acessadas com uma praticidade incrível.
O CRM veio para facilitar a vida dos empresários e funcionários, para que o trabalho seja cada vez mais produtivo e ágil dentro de cada departamento.
Os objetivos dos CRM são:
Monitorar: entender o comportamento de consumo do seu cliente, monitorar as escolhas e a data/época quando as compras são feitas.
Conhecer: os seus clientes, mas não de modo superficial, saber medos, sonhos, desejos, hobbies, o que gostam, o que não gostam e tudo mais que puder descobrir sobre eles.
Encantar: através dessas duas etapas citadas acima, é possível encantar o seu cliente pois saberá o que oferecer para ele e quando oferecer, tornando a experiência única e fazendo com que seu cliente sinta que é importante para sua empresa. Superando assim as expectativas.
Reter: nessa etapa é quando seu cliente fica cativado em relação a empresa, ou seja, ele fica encantado e deseja conhecer mais a empresa, e consequentemente trazer mais rentabilidade.
Fidelizar: esse é o objetivo central desse software, pois o anseio de toda empresa é fidelizar o cliente, fazer com que ele goste da sua marca e só compre com você. E partindo dessa ideia, que ele coopere com a comunicação boca a boca, contando para amigos e familiares sobre sua empresa, trazendo assim mais clientes.
Sabe-se hoje que o conquistar um novo cliente é mais caro que manter os que você já possui. Então nossa dica é que você primeiro olhe para os clientes que já tem, e também para aqueles que um dia já foram seus clientes e trabalhe para a fidelização deles. Incentivamos o investimento em novos clientes, mas também entendemos a importância de fidelizar os que já possui.
Dentre os modelos de CRM, o mais atrativo e usado na atualidade é o SAAS (Software As A Service) porque ele permite o acesso ao CRM via internet, ou seja, online. Sendo assim, é possível que através de qualquer dispositivo e em qualquer momento, você acesse o software, contanto que o dispositivo usado tenha internet.
Sabemos de uma empresa que fará com que seus olhos brilhem, o Ilumimais CRM, software voltado para o segmento de Prestação de Serviço e pensado para você. Nosso CRM é personalizável, podendo adaptar-se facilmente ao seu negócio. Para mais informações entre em contato conosco pelo chat.