Importância do multicanal
Com o avanço da tecnologia, o modelo de comunicação entre empresa e cliente sofreu algumas alterações. No princípio era uma comunicação direta, porta a porta, depois foi inserido o telefone, SAC e telemarketing. Porém, com o passar dos anos, surgiu a internet, trazendo consigo as infinitas possibilidades.
Sendo assim, tornou-se possível entrar em contato com cliente e ele com a empresa através de diversos canais, não somente por telefone, mas por WhatsApp, e-mail, redes sociais, site, chat online e muito mais.
Deve-se ter atenção é que este contato não se limita a vendas, mas manutenção do relacionamento com cliente, obter feedback, tirar possíveis dúvidas, além de ser um canal aberto para que o cliente consiga facilmente entrar em contato com você.
Muitas empresas ainda não perceberam a relevância de estar presente em diversos canais, sendo essa uma oportunidade crucial para que seu negócio cresça ainda mais. Visto que as pessoas estão em diversos canais e quer se comunicar de onde ela está.
Para que esta comunicação seja relevante e também uma ótima experiência, é preciso tomar alguns cuidados, que são:
- Saiba onde o seu cliente está. Ou seja, conheça a fundo seu cliente ideal, a sua persona, pois assim saberá em quais canais ele está presente, visto que é lá que sua empresa precisa estar.
- Necessário atender com qualidade em todas as plataformas. Ou seja, tenha uma equipe treinada para que seja possível o atendimento ágil e resolutivo para o cliente. Invista não somente em treinamento de plataforma, como também de comunicação e compreensão da necessidade do cliente e no produto/serviço que está sendo oferecido.
- Esteja atento as tendências. Ou seja, constantemente têm sido criado diversas plataformas das quais as pessoas têm se cadastrado.
As vantagens do multicanal é que há mais chances de uma campanha/comunicado chegar ao cliente, sendo assim aumento de vendas e a retenção do cliente também, visto que o fácil acesso na troca de informação com cliente fortalece o relacionamento com cliente, propiciando um interesse mútuo na relação e consequentemente na retenção. Além da imagem da empresa, pois será vista como uma empresa comunicativa, atual e preocupada com cliente, estando presente onde ele está.
Imagine a situação exemplificada, um cliente estava andando no shopping, viu uma promoção que o interessou, mas por alguma razão, não levou o produto, porém demonstrou interesse. O vendedor anota seu telefone e entra em contato com cliente sobre as novas ofertas e manda as redes sociais para que sejam acompanhadas. Partindo daí, após um tempo o interesse do cliente permanece e com condições de adquirir o produto, solicita que seja separado no PDV, vai até a loja e compra.
Verifique como as plataformas foram cruciais para que fosse criado uma experiência agradável para o cliente, facilitando a compra e tornando todo processo natural.
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