Diferença entre preço e valor
Esses dois termos são parecidos e muitas vezes confundidos como sinônimos, porém os significados são bastante distintos.
Primeiramente, falaremos sobre preço. Todo serviço ou produto ofertado é adquirido através de uma troca, no geral, dinheiro. Esse dinheiro estipulado para a aquisição é chamado de preço, valor monetário.
É um dos maiores divisores de águas quando se trata da decisão de compra de um cliente, visto que é determinante o quanto a pessoa tem disponível para investir.
Acredita-se que o preço está diretamente ligado com qualidade do produto, ou seja, quanto mais caro melhor. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente visto que é possível que um preço mais competitivo ofereça a mesma qualidade, porém por se tratar de uma marca menos conhecida, seja considerada inferior.
Logo, é necessário que a estratégia de preço esteja bem definida e alinhada com o que seu público está disposto a pagar e como ele vai enxergar esse preço apresentado.
Sendo assim, preço é o quanto custa seu produto em relação ao mercado. Exemplo: R$20,00.
Já valor, está ligado ao abstrato, intangível, as vantagens que ele vai adquirir, não pode ser expresso em número. Exemplo: suporte, qualidade, ou seja, a percepção acerca do que está sendo adquirido, podendo ser diferente para cada pessoa.
Para que o valor desejado seja percebido pelo cliente, invista em branding, apresente um diferencial competitivo, conheça seu público e a jornada de compra dele.
Tenha em vista que o cliente não compra somente o produto, compra as vantagens também. Sendo assim, invista em boas estratégias de preço e valor.
Acesse aqui para entender como agregar valor.
Para realizar a gestão comercial e de relacionamento com seu cliente, conte com uma plataforma completa, presente desde o primeiro contato com seu cliente. Tenha acesso aos painéis gerenciais atualizados em tempo real na palma da sua mão. Ilumimais CRM é seu grande aliado no aumento de margem de lucro. Agende uma demonstração.