Como fazer uma proposta comercial
A proposta comercial tem uma função extremamente importante pois é a preparação para a concretização da venda. É quando você apresenta seu produto ao seu cliente com os preços, valor da empresa, forma de pagamento e mais algumas informações. Com isso, é possível aumentar a chance de realizar a venda.
Para aumentar as chances de conversão, é preciso se atentar à alguns pontos no momento da elaboração de uma proposta. O primeiro ponto é que ela seja objetiva, dessa maneira, não coloque informações irrelevantes ou somente para ocupar espaço. As pessoas possuem cada vez menos tempo, então faça valer cada segundo.
Outro fator importante é saber apresentar o seu produto, de acordo com o ditado “venda seu peixe”. Quando uma pessoa pede uma proposta é porque há interesse no que sua empresa oferece. Porém, a venda ainda não foi finalizada, é preciso encantar a todo momento.
Além de saber apresentar, é preciso conhecer o seu cliente. Isso é crucial para saber quais dores, necessidades e tudo que precisa para aumentar a chance de agregar valor, mostrar o seu produto como solução e os benefícios. As pessoas não querem ouvir sobre a empresa em si, mas em como ela pode ajudar, em como ela já ajudou e nos casos de sucesso que ela tem.
Porém, mesmo sabendo algumas informações básicas, é preciso saber a fundo para que seja oferecida uma proposta única, de alto valor agregado e de acordo com as necessidades e realidades do prospect.
Tudo comunica, sendo assim, elabore uma proposta atrativa visualmente. Lembre-se de manter a identidade visual da sua marca e adicionar elementos que componham para que seja agradável aos olhos.
Adicione também uma ação de follow up para verificar o que o cliente achou da proposta, se tem alguma consideração. Pois, às vezes, o prospect não recebe o e-mail, ou ficou com dúvida, ou quer negociar e acaba não dando um retorno. Sendo assim, busque manter um contato frequente para que não esfrie.
No geral, a composição simples de uma proposta comercial é: capa, apresentação, detalhamento da aquisição, valores, forma e condição de pagamento, validade, cláusulas, encerramento com assinatura.
É muito importante enviar a proposta em tempo hábil, não deixe o contato esfriar. Porque a demora pode diminuir o interesse, pode receber uma outra proposta antes e acabar fechando. Então, é crucial que se atente ao tempo da solicitação e a entrega.
Um sistema de CRM é ótimo para isso, visto que possibilita o melhor gerenciamento de follow up, proposta, acompanhamento desde lead até venda realizada e customizar as propostas com agilidade.
O Ilumimais CRM é especializado no segmento de prestadores de serviço. Além de estar presente desde o primeiro contato até a entrega do produto/serviço, realizamos integrações com diversos sistemas e terá acesso às informações cruciais na palma das mãos. Agende uma demonstração.