No texto de hoje daremos dicas de como captar leads. No mundo do marketing digital muito se fala a respeito de leads, e no geral a conversa ocorre em torno de investir em ferramentas de pesquisa, como Google, e essa é uma ótima forma de se adquirir leads. Mas daremos dicas em relação a geração de conteúdo x leads. Podendo ser divulgado da melhor forma possível e de acordo com a estratégia da sua empresa.
Há empresas que infelizmente compram listas de e-mails prontas, porém essa prática é errônea e antiética. Ao realizar essa compra, você terá posse de e-mails que não foram fornecidos a você, ou seja, a possibilidade de não haver interesse por parte deles é grande, dessa forma talvez seus e-mails não serão lidos e serão tidos como spam. Tenha uma empresa que se posiciona contra isso.
E afinal, o que é lead?
Lead é uma pista de negócio, que faz parte da estratégia de marketing. Toda vez que você recebe os dados de contato, sim, o futuro cliente que te fornece o contato dele. Quando isso acontece ele demostra que possui interesse, sendo pequeno ou grande, por parte dele em relação ao seu negócio, ou seja, é uma pista um telefone, e-mail ou algum contato.
Este contato, precisa ser avaliado pois nem sempre o que esse lead busca seu serviço soluciona, ou ele pode ter entendido errado a respeito do tipo de serviço prestado ou ele pode conhecer sua empresa e ver que é aquilo que ele procurava. Sendo de extrema importância essa qualificação, pois fará com que você invista seu tempo em potenciais clientes e não em pistas falsas.
Outra informação importante é que ao qualificar seu lead, o faça com muita atenção e dedicação pois será necessário entender exatamente o que ele quer, e você fará um autoexame para saber se seu serviço o atende. Caso atenda, mostra todo o potencial do seu serviço e também comprove que o seu serviço é o que melhor irá atendê-lo.
A captação de leads é importante porque quanto mais leads captar, maiores são as chances de aumentar seu volume de vendas.
Mas como posso captar esses leads?
E-books são oportunidades incríveis de captar leads. Por meio deles você gera conteúdo, cooperando para o conhecimento do seu futuro cliente e como existem diversos temas de e-book, por meio deles você consegue qualificar seus leads. Além da sua empresa virar autoridade no assunto. Esse formato já vem funcionando há um tempo e é uma das melhores formas de gerar mais leads. Uma das possibilidades de aproveitamento do e-book é dividi-lo em diversos posts e só alterar a formatação.
Newsletters também são ótimas oportunidades e que incluem conteúdo. Atualmente, o que mais atrai as pessoas são isso, o conteúdo, pois as elas não buscam só informação do seu produto, mas também buscam entender e aprender um pouco mais sobre o assunto. E caso possua um blog, isso impulsionará as pessoas a obter seus newsletters de acordo com a qualidade do conteúdo transmitido.
Podcast é um dos vários formatos no qual é possível transmitir o conhecimento por meio de áudios, como a sociedade está cada vez mais acelerada, torna-se difícil às vezes consumir conteúdo por meio de textos, então como solução, temos o podcast. Porém, ao ser elaborado, é necessário escolher bem o local da gravação para evitar ruídos, o assunto abordado deve ser cativante para que prenda a atenção dos ouvintes. E atenção com o modo de falar, vícios de linguagem e entonação.
Webinar são conferências ao vivo, feita por alguém que tenha propriedade no assunto a ser ensinado. Nele será abordado com profundidade o conteúdo. O custo de se produzir um webinar é relativamente baixo, basta possuir um computador e uma câmera para conseguir realizar a gravação.
Quiz é um formato que atrai muito a atenção do público pois é uma forma de agregar e testar conhecimento. Sua formatação é simples e barata, basta encontrar o formato desejado e o valor agregado será notório para os seus clientes. Geralmente, tornam-se virais pois gera muito engajamento.
É importante destacar que em cada um desses formatos é possível captar muitos leads, em alguns você tem mais informações que te auxiliam a qualificá-los. Porém a utilização deles, em conjunto, tem um ótimo resultado devido à variedade de formas possíveis de um lead conseguir adquirir conteúdo. Certamente quando mais variedade e mais conteúdo tiver, mais leads terá e consequentemente maior será a conversão.
Com todos os leads que terá captado, precisa de um CRM para te auxiliar nessa gestão comercial, pois é uma ferramenta capaz de centralizar tudo a respeito de cada lead. O Ilumimais CRM pode te atender com toda propriedade, pois temos experiência nessa gestão.
Agende uma demonstração, será um prazer te atender.