Muito se fala do crescimento da internet, da ascensão das redes sociais, dos impactos no cotidiano da população, dos relacionamentos tornados cada vez mais líquidos e da falta de interação pessoal, sendo ela realizada somente no âmbito virtual.
Porém hoje falaremos das mudanças na relação cliente e empresa no decorrer dos anos.
Para iniciar nossa conversa, falaremos sobre século XIX. Neste século as relações eram diferentes das que possuímos hoje. Naquele século, as pessoas para serem atendidas, para realizar um reparo ou simplesmente uma consultoria ou tirar uma dúvida, demorava, pois, era necessário ir até a loja e esse caminho nem sempre era próximo.
Com a invenção do telefone, em 10 de março de 1876, feita pelo Graham Bell, tornou o deslocamento a segunda opção. Pois por meio dele era possível se comunicar com pessoas a distância, desde que se possuísse um telefone.
Após um tempo com essa tecnologia, surgiu o 0800, SAC e call centers que funcionam 24h por dia todos os dias, dessa forma, é possível contatar a empresa a qualquer momento que tiver um problema, bastando apenas acessar o telefone. Também se tornou possível comprar produtos pelo televendas.
Em seguida, surgiu a internet em meados dos anos 90 no Brasil, quando houve a liberação da exploração comercial. E com o tempo foi surgindo os e-mails, chatbots e várias outras ferramentas provenientes da internet que facilitaram a comunicação do consumidor com a empresa.
A partir dessa evolução, pôde-se contar com a empresa sempre que necessário, pois ela estará próxima sempre que você sentir necessidade. Uma das ferramentas que te ajudará é o CRM, Customer Relationship Manegement, que por ser em sua grande maioria é SAAS, Software As A Service, sendo possível acessar as informações de qualquer lugar desde que se possua um dispositivo e internet.
Com isso, facilita o relacionamento com follow up, medições, e muito mais, que te orientará nos passos a seguir. Com toda essa ajuda, torna-se ainda mais tranquilo possuir um relacionamento de qualidade e profundo com seu cliente, permitindo conhecê-lo mais e proporcionar ótimas experiências e expectativas superadas.
E mais uma coisa mudou nessa relação…
O controle da informação passar a ser do consumidor, caso ele queira alguma informação, ele possui autonomia para poder ir atrás delas na internet. Algo que não era possível antes, sendo necessário que fosse feito contato com o vendedor para tirar dúvidas e adquirir mais conhecimento sobre o que deseja comprar.
Com isso, as empresas precisam alterar a forma de se comunicar nesse meio, porque hoje as pessoas buscam cava vez mais conteúdo. Logo, para aumentar suas vendas, é necessário que produza conteúdos relevantes e interessantes. Além de oferecer ótimos produtos também oferecerá um conteúdo de qualidade, mostrando interesse em ajudar o consumidor com todas as informações necessárias.
Além disso, os consumidores hoje possuem uma forte arma nas mãos pois antes de consumir qualquer produto, é feito uma pesquisa não somente pelo produto como também pela empresa. Baseado no que foi lido a respeito, a compra pode ser realizada ou não.
Hoje, podemos contar com pessoas que vivem de experimentar produtos e divulgá-los, fazendo uma resenha crítica, um post, um vídeo ou utilizando outros formatos de compartilhamento de conteúdo. Isto também afeta diretamente no relacionamento do consumidor com a empresa.
Por isso também é importante que se mantenha um bom relacionamento com o cliente pois nas redes tudo é exposto e um cliente insatisfeito é capaz de arruinar a reputação de uma empresa ao compartilhar sua experiência com a empresa ou produto.
Contamos com um site que consta todas as reclamações a respeito da empresa, sobre a resolução do problema, se voltaria a fazer negócio e muito mais. Além de comentários que podem ser feitos dentro do site da empresa, redes sociais e em outros diversos canais.
Por isso também deve-se tomar muito cuidado com o cliente, com o relacionamento, com a forma que for solucionar um problema. Tudo deve ser pensado cada vez mais, pois há uma força grande dos consumidores frente as empresas.
Por outro lado, é um ótimo meio para estar com contato com seu cliente, para deixá-lo informado sobre tudo que acontece na empresa, sobre produtos, promoções e tudo mais.
Por fim
A internet é um ótimo meio para estreitar o relacionamento com seu cliente, porém como em todo relacionamento é necessário tomar cuidado para que a relação se desenvolva da melhor forma possível.
Para te auxiliar nesta etapa, pode contar com o Ilumimais CRM, te acompanhamos onde for com a tecnologia SAAS. Personalizamos o sistema para te atender da melhor forma possível. Entre em contato conosco, será um prazer conversar com você e te contar um pouco mais sobre nossa solução.