Você sabe quais são as características de um serviço?
As diferenças entre produto e serviço são diversas, começando pela nota fiscal, como também se difere na estratégia que sua empresa aplica. Dentro dessas diferenças, temos também as características e peculiaridades e como isso influencia diretamente na hora da venda. Para isso vamos falar um pouco sobre serviços, para que você entenda melhor sobre o assunto e consequentemente aumente suas vendas.
Para iniciar nossa conversa, falaremos brevemente sobre produtos, eles são comumente vendidos como bens tangíveis, ou seja, aquilo no qual é possível tocar, como um telefone celular, um computador e uma televisão. Eles atendem aos desejos e necessidades de seu cliente, tendo sua expectativa suprida baseado naquilo que está se vendo e percebendo visivelmente seu benefício.
Em contraponto, existem os serviços, são eles o nosso foco hoje. Majoritariamente, os serviços são compostos por pelo menos uma das 4 características cruciais, são elas: intangibilidade, inseparabilidade, perecibilidade e variabilidade. Mas calma, te explicaremos um a um.
- Intangibilidade: os serviços são bens não palpáveis, ou seja, eles são intangíveis, como, por exemplo, a compra de um curso, pois você não será proprietário do curso, mas terá acesso a ele. Sendo assim não pode ser experimentado em sua grande maioria. Para suprir essa dificuldade, as empresas tendem a investir em um ambiente mais agradável, trazendo características físicas para tornar o ambiente propício para aquisição do serviço, buscam mostrar valor e qualidade de serviço por meio de depoimentos que demonstrem a satisfação da necessidade cumprida. Dessa forma torna-se um pouco mais palpável o seu serviço. Pois esta característica percebida como maior risco para seu cliente, pois traz subjetividade na avaliação e percepção do cliente em relação ao serviço prestado.
- Inseparabilidade: ao ser comprado um serviço ele não pode ser “consumido” separadamente da sua produção e prestação de serviço. Ou seja, tudo é simultâneo. Como, por exemplo, uma aula, ela é prestada pelo professor e é consumido pelo aluno ao mesmo tempo. Por conta do contato direto com o cliente, o funcionário deve contribuir para o desenvolvimento de um relacionamento saudável com o cliente, assegurando que a necessidade esteja sendo suprida.
- Perecibilidade: todo serviço tem um prazo de validade, porém não pode ser estocado. Um exemplo é uma passagem de avião, caso você não chegue a tempo, o voo acontece sem a sua presença, o serviço não deixa de ser prestado. Esta perecibilidade apresenta conflitos principalmente porque ela pode ocorrer de acordo com a oferta e procura, em especial em relação a épocas sazonais. Para isso é necessário desenvolver uma estratégia que é oferecer descontos para atrair os clientes. Para que assim os consumidores passem a adquirir os serviços quando não há muito interesse. Fazendo com que dessa forma não haja prejuízo, pois imagina um hotel que passou 2 dias com um quarto vazio. O tempo não volta, aquele serviço não pode ser compensado, dessa forma é visível a importância de uma boa estratégia.
- Variabilidade: e por fim, eles são variáveis. O maior desafio dos gestores é a padronização dos serviços, porém em muitos casos esse padrão não existe. Pois casa pessoa é única e tem sua forma de atender e de se comunicar, sendo assim cada cliente terá uma experiência diferente com sua marca. Esta falta de padronização pode cooperar com a dificuldade de manter um bom relacionamento com o cliente, pois ele fica à mercê de um funcionário que pode atendê-lo bem ou mal. Para isso é de extrema importância o treinamento com os funcionários para que a chance de que esse cliente volte aumente, como também a possibilidade de fidelizá-lo.
É muito importante conhecer seu negócio e o segmento do qual ele faz parte para que ao vender algo para seu cliente, você saiba exatamente como fazer ou ao menos tenha uma direção de como suprir todas as necessidades e dificuldades que seu cliente venha a ter. Indiferentemente de qual serviço você presta, pelo menos uma dessas características você possui e vale a pena desenvolver as maneiras de superá-las de forma mais tranquila possível.
O Iluminais CRM é o voltado para o segmento de prestação de serviço, sabemos como vender serviço é difícil e conhecemos as suas dores. Por isso gostaríamos de te ajudar a tornar mais prático o seu relacionamento e ao mesmo tempo alavancar as vendas.
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